Zuppa do Saber
Antes de começar a navegar pelo fórum(Zuppa) tenha certeza de estar logado, caso não tenha um login registre-se.
Conectar-se

Esqueci minha senha

REDES

Data/hora atual: Sex Jul 20, 2018 11:21 am

EDNA BARROS

  • Tópicos
  • 23012018
    1º momento: apresentação dos mapas conceituais sobre práxis pedagógica.
    2º momento: lanche coletivo;
    3º momento: avaliação individual do semestre.

    por edna barros de roma - Comentários: 0 - Visto: 21
  • 23012018
    O meu entendimento sobre o que seja práxis pedagógica após a leitura dos textos é de que é a atividade teórico-prática, ou seja, tem um lado ideal, teórico e um lado material, propriamente prático, com a particularidade de que só artificialmente, por um processo de abstração, pode se separar, isolar um do outro, na qual teoria e prática se determinam mutuamente. A práxis pedagógica na perspectiva histórico-crítica é aquela ação docente entendida como sendo uma prática social, pois, é construída a partir do cotidiano dos sujeitos nela envolvidos. A práxis docente está presente na vida do...

    por edna barros de roma - Comentários: 0 - Visto: 19
  • 23012018
    1º momento: relato da regência;
    2º momento: lanche coletivo;
    3º momento: relato da regência.

    por edna barros de roma - Comentários: 0 - Visto: 17
  • 23012018
    1º momento: PÁTIO
    • Acolhimento no pátio.
    • Formação de fila por turma, para cantar músicas, e oração.
    2º momento: MASSINHA
    Acolhimento na sala com massinha.
    3º momento: FORMAS GEOMÉTRICAS.
    • No primeiro momento afastamos as mesas e cadeiras do centro da sala.
    • Depois nós e os alunos sentamos no chão em círculo.
    • No centro do círculo colocamos uma caixa com vários pedaços de papel laminado rosa com desenhos de formas geométricas desenhadas no verso.
    • Quando estivávamos todos acomodados nesse círculo, explicamos para os alunos que eles deviam recortar...

    por edna barros de roma - Comentários: 0 - Visto: 21
  • 23012018
    1º momento: relato das regências
    2º momento: lanche coletivo.
    3º momento: planejamento da próxima regência.
    4º momento: Tânia nos mandou ler e fazer um mapa conceitual sobre a práxis pedagógica.

    por edna barros de roma - Comentários: 0 - Visto: 26
  • 23012018
    1º momento: Pátio
    • Acolhimento no pátio.
    • Formação de fila por turma, para cantar músicas, e oração.
    2º momento: Massinha
    • Acolhimento na sala com massinha.
    3º momento: Agenda para casa
    • Momento do diário e entrega das atividades para casa.
    4° momento: Tampa e destampa
    • Atividade com garrafas e suas respectivas tampas.
    • Explicamos às crianças sobre a atividade, e perguntamos: Vocês já viram esse material? Para que serve? Onde guardamos esse material para manter gelado? Quais os tipos de bebidas? Onde vamos dividir a sala em três grupos cada componente...

    por edna barros de roma - Comentários: 0 - Visto: 34
  • 23012018
    1º e 2º momento: perdi porque fui ao médico.
    3º momento: lanche coletivo
    4º momento: planejamento da próxima regência.

    por edna barros de roma - Comentários: 0 - Visto: 31
  • 23012018
    1º momento: rotina no pátio;
    2º momento: diário de classe (anotar a atividade de casa)
    3º momento: brincadeira – pega palitos de dentes coloridos com a pinça e põe dentro do copo da mesma cor;(trabalhar a coordenação motora fina, sequência numérica e as cores);
    4º momento: lavar as mãos;
    5º momento: lanche
    6º momento: brincar no parquinho;
    7º momento: no pátio, corrida de bambolê.
    8º momento: se preparar para a saída.

    por edna barros de roma - Comentários: 0 - Visto: 32
  • 23012018
    1º rotina no pátio
    2º momento: anotar no diário – ATIVIDADE IMPRESSA
    3º momento: na sala - BRINCADEIRA DOS COPOS E SEQUÊNCIA DE CORES;
    • De três em três os alunos dirigiram-se à mesa da profa. Eles organizaram a sequência de cinco copos, um de cada cor conforme as cores pintadas no papel A4 (verde, rosa, preta, azul e verde), no qual. Ganhava aquele que primeiro formava a sequência correspondente.
    • Na nossa avaliação diagnóstica percebemos que eles possuíam uma boa coordenação motora fina, raciocínio rápido, facilidade de interação entre os pares e que já tinham conhecimento...

    por edna barros de roma - Comentários: 0 - Visto: 29
  • 23012018
    1º momento: rotina no pátio; levei os brinquedos que minha neta doou para a escola;
    2º momento: na sala apresentei os brinquedos que foram doados por minha neta para as crianças, eles ficaram felizes e empolgados com a novidade;
    3º momento: a profa. Iran faz uma atividade de sonorização das palavras, através do bater das palmas das mãos, ela e os alunos pronunciam as palavras com a separação silábica.
    4º momento: atividade impressa para reforçar o trabalho anterior, separação silábica;
    5º momento: lanche
    6º momento: sala de vídeo – vídeos com música (animais da África)...

    por edna barros de roma - Comentários: 0 - Visto: 33
  • 23012018
    1º momento: atividade impressa
    2º momento: os alunos relatam o seu entendimento do livro de literatura que levaram para casa – interpretação textual – os alunos são escolhidos por ordem alfabética;
    3º momento: Lanche
    4º momento: no parque
    5º momento: na sala de vídeo os alunos assistiram ao vídeo: Animais Aquáticos.
    6º momento: na sala – atividade impressa (identificar o animal intruso, o que não é aquático); assim que terminam os responsáveis chegam para pegá-los.

    por edna barros de roma - Comentários: 0 - Visto: 28
  • 23012018
    Para Pimenta e Lima (2009) a etapa de coparticipação é, basicamente, caracterizada pela possibilidade de o estagiário realizar pequenas ações, interagindo com o professor e os alunos, portanto, uma fase intermediária. Que há divergências sobre o que deve ocorrer nessa etapa, em algumas instituições ficam restritas ao planejamento coletivo do estagiário junto com o professor e à presença em reuniões pedagógicas. Outras preveem que os estagiários realizem atividades auxiliares do ensino, o que, em muitos casos, se reduz às tarefas mecânicas de recorte, colagem, confecção de cartazes etc....

    por edna barros de roma - Comentários: 0 - Visto: 26
  • 23012018
    1º momento: rotina no pátio
    2º momento: distribuição do livro de literatura; depois recolhe o livro e distribui a atividade de casa; anotam no diário: ATIVIDADE DE CASA; para aqueles que terminam de escrever no diário a auxiliar distribui a massinha para que eles deixem que os outro terminem a atividade; estão presentes quatorze alunos;
    3º momento: Lanche – biscoito e suco de goiaba
    4º momento: os alunos escolhem o livro de literatura para casa; a auxiliar anota no diário: Segue o livro de literatura;
    5º momento: atividade impressa na classe sobre consciência fonológica;

    por edna barros de roma - Comentários: 0 - Visto: 28
  • 23012018
    1º momento – relato do que foi observado da nossa visita nas escolas.
    2º momento – lanche coletivo.
    3º momento – relato dos bolsistas sobre o texto de mediação.
    4º momento – nossas orientadoras nos solicito para o próximo encontro de atividades ligadas à psicomotricidade para a produção do plano de aula que norteará nossa futura regência.

    por edna barros de roma - Comentários: 0 - Visto: 23
  • 23012018
    Observação do espaço físico, das pessoas que lá trabalham e a relação professor/aluno.
    A escola locus de nossa ação didática está localizada no bairro Itinga, na cidade de Lauro de Freitas. Atende a alunos da Pré-escola ao Ensino Fundamental II. Porém, é a Pré-escola que conta com a participação do PIBID. O bairro possui um comércio pulsante e intensamente povoado.
    Vou descrever a ala da Pré-escola, pois, foi o palco de nosso trabalho: Essa parte da escola é composta por uma sala que atende à secretaria/coordenação; uma cozinha, um banheiro coletivo, um pátio de...

    por edna barros de roma - Comentários: 0 - Visto: 24
  • 23012018
    ATIVIDADE PARA CASA: LEITURA DE TEXTO E PRODUÇÃO DE RESENHA.

    por edna barros de roma - Comentários: 0 - Visto: 23
  • 23012018
    ATIVIDADE PARA CASA: LEITURA DE TEXTOS E PRODUÇÃO DE RESENHA

    por edna barros de roma - Comentários: 0 - Visto: 27
  • 23012018
    1º momento: preenchimento da ficha de frequência.
    2º momento: relato de visita das alunas da Escola Enock do Amaral.
    3º momento: lanche coletivo.
    4º momento: retomada do relato de observação.

    por edna barros de roma - Comentários: 0 - Visto: 27
  • 23012018
    1º momento: a professora Tânia nos orienta sobre o nosso comportamento no interior das escolas parceiras. A relação com o professor regente e funcionários. Quanto ao tema Pimenta e Lima afirmam que na fase de observação o estagiário é o cientista que pesquisa o cotidiano escolar em sua vasta rede de relações. Porém, essa ingerência pode interferir na rotina, tanto da escola como na sala de aula, listando alguns fatores intervenientes desse processo: a distância entre a instituição formadora e a escola-campo inviabiliza um laço mais estreito entre estagiário/professor e seus futuros alunos dificultando,...

    por edna barros de roma - Comentários: 0 - Visto: 26
  • 23012018
    Observação do espaço físico, das pessoas que lá trabalham e a relação professor/aluno.
    1º momento: O nosso primeiro encontro com a escola palco de nossa ação pelo PIBID foi no pátio de entrada do prédio da Pré-escola, onde, inicialmente, pude observar:
    • Cartazes em comemoração à primavera decoram as paredes do pátio;
    • As crianças em fila por seriação cantam músicas infantis e fazem a oração;
    • O pátio é circundado pela cantina, sala de secretaria, um banheiro e um canteiro de plantas.
    2º momento: na sala de aula com a professora Iranildes e as auxiliar Luane e Jéssica...

    por edna barros de roma - Comentários: 0 - Visto: 23
  • 23012018
    1º momento: leitura do texto Elaboração dos planos de ensino e de aula. Depois diálogo sobre planejamento. Pois, o Planejamento é um instrumento que determina as demandas prioritárias, ordena e determina os recursos e meios para a execução do trabalho; o Plano Nacional de Educação – um planejamento a nível nacional; Plano de Curso – a sistematização da proposta do professor em determinada disciplina (anual ou semestral); Plano de Ensino – é a previsão dos objetivos e tarefas do trabalho decente para um ano ou um semestre com objetivos específicos, conteúdos e desenvolvimentos metodológicos e, por...

    por edna barros de roma - Comentários: 0 - Visto: 21
  • 23012018
    1º momento: OFICINA - HISTÓRIA EM LATINHA
    • No primeiro momento a professora Iranildes nos informou quais materiais seriam usados nessa atividade: 1 latinha de leite (vazia) com tampa plástica, papel colorido ou o feltro na cor de nossa preferência, folhas de papel ofício, não só o branco, mas de outras cores, tesoura, estilete, cola, régua, hidrocor e piloto.
    • Começamos revestindo a lata e a tampa com o papel carmen, depois fizemos um corte no meio da tampa, com o estilete, por último cada um a decorou conforme sua preferência;
    • Em seguida recortamos os papeis ofício em tiras...

    por edna barros de roma - Comentários: 0 - Visto: 24
  • 23012018
    Leitura de artigos sobre psicomotricidade – nessa leitura me aproprie da importância da psicomotricidade na Educação Infantil. Que a psicomotricidade se desenvolve no aspecto global - a afetividade e o cognitivo. Pois, nessa fase, a criança tem todo conhecimento através das vivências, por isso, a mente não seria o que é se não existisse uma interação entre o corpo e o cérebro durante seu processo evolutivo. As habilidades motoras são de cinco tipos: força, equilíbrio, flexibilidade, coordenação motora fina e ampla e a lateralidade.
    Hoje o importante no ato de educar é o...

    por edna barros de roma - Comentários: 0 - Visto: 21
  • 23012018
    OFICINA DE MATERIAIS DIDÁTICOS – FANTOCHES DE PALITOS – professora Francislene.
    Inicialmente, Francislene nos orientou que quando do nosso trabalho pedagógico deveríamos nos questionar: “o que?” “Por que?” e “para que?”
    O que? No caso dessa oficina, o trabalho foi com fantoches de palitos
    Eu escolhi trabalhar com os fantoches de sucatas, inclusive, os palitos de picolés solicitados. Meu público alvo foi crianças da educação infantil. Primeiramente, confeccionei três bonequinhos de sucatas. Uma família formada pelo pai a mãe e o filhinho.
    ...

    por edna barros de roma - Comentários: 0 - Visto: 12
  • 23012018
    Seminário de encerramento do grupo anterior. Apresentação da culminância do projeto, no qual, os bolsistas relatam suas experiências durante o projeto.

    por edna barros de roma - Comentários: 0 - Visto: 12
  • 23012018
    1º momento - Tânia Portugal orienta os bolsistas que estarão concluindo o projeto quanto ao cronograma e o seminário (SAC) no dia 24 de agosto. Como se fará a apresentação; produção da lista de lanche para o SAC; distribuição de tarefas e como se fará o relato e expectativas dos nossos bolsistas.
    2º momento: lanche coletivo.
    3º momento - Oficina de materiais didáticos com a orientação da nossa professora supervisora Iranildes. Ela nos ensina a fazer massinha de modela feita com farinha de trigo, óleo de soja e anilina. Depois da massa pronta ela pede que a gente faça um boneco e a primeira...

    por edna barros de roma - Comentários: 0 - Visto: 13
  • 23012018
    1º momento - acontece um debate sobre as leituras dos textos de mediação e a prática docente. As bolsistas falam bullyng, sobre desrespeito em sala, quando não é o aluno que o sofre é o próprio professor que é desrespeitado. Das agressões que as crianças sofrem dentro da própria casa por pais abusivos.
    Eu estudei o texto O perfil do professor mediador , no qual os autores definem como sendo o professor mediador aquele que não apenas interage com o aluno, mas o que procura adaptar suas ações na intenção de encantar esse aluno levando-o a querer participar desse processo ensino/aprendizagem...

    por edna barros de roma - Comentários: 0 - Visto: 12
  • 23012018
    1º momento: Dialogamos sobre o filme O Milagre de Anne Sullivan cada um narrava sua opinião sobre a relação da professora e da aluna, pois, o filme retrata a história de uma criança cega, muda e surda, Helen Keller, e a importância de sua professora em sua vida. Helen, é uma menina de sete anos, filha de um produtor rural abastado. A menina não sabia como se comunicar ou se expressar, por isso, era muito irritadiça, agressiva, atitude essa, reforçada pelo modo como era tratada pelos pais. Estes a mimavam em excesso e atendendo a todos os seus caprichos, considerando-a, não como uma pessoa que tinha...

    por edna barros de roma - Comentários: 0 - Visto: 12
  • 23012018
    Nesse encontro tiramos nossas dúvidas sobre planejamento e produção de planos de aula.

    por edna barros de roma - Comentários: 0 - Visto: 15
  • 23012018
    1º momento: inicia com a professora orientadora Tânia explicando à turma que estava encerrando o prazo para a socialização do relato das experiências no portal do Zuppa.
    2º momento: acontece os relatos de observação diagnóstica das bolsistas:
    • Max e Auxiliadora (Enock) relatam que os alunos (3º ano do fundamental) trabalharam a formação de palavras através de sílabas coletivamente, para elas, essa atividade em coletivo fica prejudicado.
    • Cleide e Clara (Enock) (3º ano do fundamental) – falaram sobre a ação do dia da professora regente foi: os alunos escreveram seus nomes no quadro;...

    por edna barros de roma - Comentários: 0 - Visto: 15
  • 23012018
    Cheguei atrasada devido a minha ida ao hospital São Rafael para liberar minha filha que acompanhava meu neto Eduardo hospitalizado, porém, como ele passaria por uma tomografia, ela preferiu ficar para acompanha-lo, então, retornei para participar da plenária.
    2º momento: relatos dos diagnósticos sobre as atividades realizadas nas escolas:
    • Tia ou tio? As relações de tratamento entre alunos e membros da equipe escolar.
    Livro: Tia não, professora sim! (Paulo Freire)
    • Conteúdo pedagógico: Leitura – Cleide/ Auxiliadora; público alvo 3º ano; elas fazem seus comentários...

    por edna barros de roma - Comentários: 0 - Visto: 15
  • 23012018
    No primeiro momento aconteceu o relato de experiência das bolsistas na Enock do Amaral e na escola Santa Júlia. Depois a professora Tânia fez algumas considerações sobre os sistemas de finalização da educação: Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) e Fundo de Participação dos Municípios (FPM)
    A discursão seguinte foi sobre a gestão democrática e sobre a nova Base Comum Curricular do Plano Nacional da Educação (PNE). E, também, sobre a formação continuada - Debate sobre formação universitária e o currículo escolar; planejamento do espaço escolar;...

    por edna barros de roma - Comentários: 0 - Visto: 12
  • 23012018
    No nosso primeiro encontro, durante a plenária, que acontece toda quinta-feira, a nossa orientadora a professora Tânia Portugal distribuiu para as novatas a relação dos documentos necessários para a nossa participação no programa de iniciação docente, durante uma roda de conversa, ela nos apresentou às professoras supervisoras, as professoras Iranildes e Francislene. Após esse período de apresentação a professora Tânia pergunta para as duplas de bolsistas que já participavam do PIBID o percebido por elas sobre a prática da professora no interior da sala de aula das escolas palco do projeto, Escolas...

    por edna barros de roma - Comentários: 0 - Visto: 12
  • 23012018
    [4h]03 de agosto de 2017 – PLENÁRIA
    Dialogamos sobre o filme O Milagre de Anne Sullivan cada um narrava sua opinião sobre a relação da professora e da aluna, pois, o filme retrata a história de uma criança cega, muda e surda, Helen Keller, e a importância de sua professora em sua vida. Helen, é uma menina de sete anos, filha de um produtor rural abastado. A menina não sabia como se comunicar ou se expressar, por isso, era muito irritadiça, agressiva, atitude essa, reforçada pelo modo como era tratada pelos pais. Estes a mimavam em excesso e atendendo a todos os seus caprichos, considerando-a,...

    por edna barros de roma - Comentários: 0 - Visto: 13
  • 23122017
    Bem vindo ao seu Diário Reflexivo PIBID Pedagogia. Nele você pode registrar suas vivências e impressões durante seu percurso formativo agregando novos sentidos à sua prática pedagógica na iniciação à docência.
    Para escrever em seu diário você deve clicar em "novo tópico" após clicar em seu nome.
    Para interagir com outro bolsista em seu diário, você clica na mensagem postada por ele e clica em "responder com citação"

    Vamos lá !!! s study

    por Beatriz Camposz - Comentários: 0 - Visto: 35
 

Usuários no Fórum: Nenhum
Moderador

PIBID (Lauro)

Permissão deste fórum:

Você não pode postar novos tópicos neste fórum
Você não pode responder aos tópicos neste fórum

Legenda
  • Novas mensagens Novas mensagens
  • Novas Mensagens [Popular] Novas Mensagens [Popular]
  • Novas Mensagens [Bloqueadas] Novas Mensagens [Bloqueadas]
  • Não há novas mensagens Não há novas mensagens
  • Não há novas mensagens [Popular] Não há novas mensagens [Popular]
  • Não há novas mensagens [Bloqueadas] Não há novas mensagens [Bloqueadas]
  • Anúncio Anúncio
  • A ler A ler
  • Anúncio global Anúncio global