Zuppa do Saber
Antes de começar a navegar pelo fórum(Zuppa) tenha certeza de estar logado, caso não tenha um login registre-se.
Conectar-se

Esqueci minha senha

REDES
Palavras chave


Como percebo a relação entre objetivos formulados e aula prática.

Novo Tópico   Responder ao tópico

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

03112017

Mensagem 

Como percebo a relação entre objetivos formulados e aula prática.




1. Como percebo a relação entre objetivos formulados e aula prática?

Quando alunos interagem com respostas correspondente ao assunto que está sendo abordado. Em cada aula planejada, devo pensar numa metodologia que instigue aos alunos observarem com atenção e em seguida participarem ativamente, buscando respostas de maneira compreensiva. Ao elaborar minhas aulas devo estudar, em fontes diferentes para que no momento em que seja lançada perguntas para os alunos e as dúvidas entre eles apareçam, possa sentir segurança nas minhas respostas que ajudarão na continuidade da construção de seus conhecimentos, assim como ao alcance dos meus objetivos.

2. Pontos fortes de suas Aula?

Ao iniciar minhas aulas, gosto sempre de uma roda de conversa, instigando aos alunos criarem expectativas no assunto a ser abordado, e perguntando se já têm conhecimento do que vamos estudar, de uma forma sempre lúdica. Nas duas últimas aulas, percebi que o lúdico sintoniza o ambiente escolar de maneira prazerosa e produtiva. A primeira foi a aula coletiva sobre “BULLYNG” que deixou bem claro para os alunos a importância da imagem que repercutiu o efeito do BULLYNG na escola durante nossa dramatização, onde eu representei Justina a aluna que sofria desse preconceito. A segunda foi a aula de fotossíntese que procuramos despertar entres os alunos a curiosidade sobre a transformação da semente em uma nova planta, com seus elementos essenciais para que aconteça a fotossíntese. Sendo assim, na última aula dividi a sala em dois grupos, onde as meninas plantaram sementes em um copo e colocaram ao ar livre para receberem luz, água e ar e o grupo dos meninos que deixaram as sementes plantadas em um copo sob um plástico preto colocados em cima do armário da sala, sem água, sem luz do sol e sem ar. Ainda iremos complementar essa dinâmica em forma de experiência, pois estamos aguardando completar os quinze dias da data de realização, para que os alunos vejam o resultado final da experiencia que fizemos. Mas desde já foi possível perceber a grande curiosidade dos participantes.

3. Em que posso melhorar na prática de aula?

Apesar dos obstáculos sempre surgirem como alerta, pretendo continuar elaborando novas aulas com duas ou mais atividades onde existam dinâmicas variadas sem sair da proposta prevista, para que no final some produtividade. Preparar dinâmicas diferentes é um grande desafio para a minha bagagem cultural durante a construção de conhecimentos dos alunos. Além disso, hoje como aluna do PIBID venho redescobrindo aos poucos o que devo inserir na minha bagagem de conhecimentos adquiridos e na minha formação de magistério. Apesar de ter uma ampla experiência em sala de aula, o curso de Pedagogia me presenteou o PIBID, que me acrescentou uma nova leitura de mundo, onde as Plenárias e atuação na sala de aula, servirão como legado na minha caminhada como docente. Quando estudei o magistério aprendi a elaborar planos de aula, porém agora descobri e estou aprendendo elaborar Mapa Semântico. Também estou aprendendo o passo a passo de como fazer uma Sequência Didática e aplicação dela em sala de aula, sendo orientada pela Coordenadora prof.ª Ana e as professoras: Camila, Eliane e Renaiara. Com isso, acredito que nunca é tarde para quem quer aprender. É só buscar, discutir e estudar os teóricos da Pedagogia, Psicologia, Música, Arte e demais disciplinas que estão inseridas na grade curricular da Educação.
avatar
Maria de Lourdes Coelho

Mensagens : 14
Data de inscrição : 05/10/2016

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

- Tópicos similares
Compartilhar este artigo em: BookmarksDiggRedditDel.icio.usGoogleLiveSlashdotNetscapeTechnoratiStumbleUponNewsvineFurlYahoo!Smarking

Novo Tópico   Responder ao tópico
 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum