Zuppa do Saber
Antes de começar a navegar pelo fórum(Zuppa) tenha certeza de estar logado, caso não tenha um login registre-se.
Conectar-se

Esqueci minha senha

REDES

narrativa diária - 14 de setembro de 2017 – OFICINA DE MATERIAIS DIDÁTICOS

Ir em baixo

23012018

Mensagem 

narrativa diária - 14 de setembro de 2017 – OFICINA DE MATERIAIS DIDÁTICOS




1º momento: OFICINA - HISTÓRIA EM LATINHA
• No primeiro momento a professora Iranildes nos informou quais materiais seriam usados nessa atividade: 1 latinha de leite (vazia) com tampa plástica, papel colorido ou o feltro na cor de nossa preferência, folhas de papel ofício, não só o branco, mas de outras cores, tesoura, estilete, cola, régua, hidrocor e piloto.
• Começamos revestindo a lata e a tampa com o papel carmen, depois fizemos um corte no meio da tampa, com o estilete, por último cada um a decorou conforme sua preferência;
• Em seguida recortamos os papeis ofício em tiras e depois as colamos, em cores alternadas até fazer uma grande tira;
• Nessa atividade, específica, foi trabalhado o conteúdo pedagógico - as letras iniciais do nome dos mamíferos e o público alvo seria alunos da Educação Infantil -, Iran nos orientou que poderíamos utilizar esse instrumento em outros conteúdos. Depois ela mandou que nós escrevêssemos as letras nas tiras. Essa tira com as letras foi colocada dentro da lata, em seguida, ela foi tampada, assim, durante a atividade a tira seria retirada pelo professor através do corte feito na tampa e de maneira lúdica os alunos seriam questionados sobre qual o nome do mamífero começava com a letra que vai sendo retirada da lata.
2º momento: lanche coletivo
3º momento: OFICINA - FORMAÇÃO DE PALAVRAS
• O público alvo dessa atividade é o aluno de alfabetização.
• No primeiro momento a professora Francislene nos informou quais materiais seriam utilizados nessa atividade: garrafas pets de 2 litros, tesoura, folhas de papel ofício e piloto.
• Iniciamos a atividade recortando as garrafas pets um pouco abaixo do meio, depois a cortamos em tiras verticais, essas tiras foram encaixadas umas às outras de forma a parecer uma caixinha;
• No segundo momento, Frances mandou que fizéssemos pequenos retângulos das folhas de papel ofício. Depois escrevemos com o piloto as sílabas e as colocamos dentro das caixinhas feitas de garrafas pets. Obs: cada caixinha terá as sílabas de uma palavra específica.
A atividade pedagógica trabalhada com esse material foi: formação de palavras, pelos alunos, com as sílabas encontradas dentro de cada caixinha.
avatar
edna barros de roma

Mensagens : 34
Data de inscrição : 27/07/2017

Voltar ao Topo Ir em baixo

- Tópicos similares
Compartilhar este artigo em: diggdeliciousredditstumbleuponslashdotyahoogooglelive

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum