Zuppa do Saber
Antes de começar a navegar pelo fórum(Zuppa) tenha certeza de estar logado, caso não tenha um login registre-se.
Conectar-se

Esqueci minha senha

REDES

PLENÁRIA 05/10/2017

Ir em baixo

09022018

Mensagem 

PLENÁRIA 05/10/2017




A professora Tânia iniciou a plenária dando algumas orientações sobre o preenchimento da frequência mensal.
Em seguida iniciaram os relatos das observações feitas pelos bolsistas da Escola Enock do Amaral.
Raquel iniciou o relato a partir das observações feitas na turma do 1º ano:
A professora regente precisou se ausentare a professora que assumiu a turma precisou improvisar uma atividade. Ela iniciou perguntando o nome de cada aluno, pedindo que fizessem uma apresentação, mas alguns alunos não quiseram dizer o nome. Raquel destacou que um dos alunos fez questão de dizer que não era menina.
Foram feitas atividades de Português e Matemática no segundo momento e os alunos que não conseguiam realizar as atividades eram “ameaçados” pela professora, que dizia que quem não concluísse a atividade não ia para casa.
Maria deu continuidade, relatando a observação feita na turma de 3º ano:
A professora escreveu a atividade no quadro para as crianças transcreverem. A atividade era sobre medidas e a professora usou as próprias crianças para desenvolver o conteúdo, usando as medidas do tamanho dos braços de cada aluno. Foi trabalhado soma e subtração com trabalho em pares. Após o lanche na própria sala, os alunos copiaram a atividade para casa.
Maria destacou que observou uma briga entre dois alunos no momento em que a professora precisou se ausentar da sala de aula por poucos minutos.
Durante o intervalo das outras turmas o barulho atrapalhou a concentração dos alunos. A acústica da sala de aula também atrapalha.
A partir do relato da briga entre os alunos foi aberto um diálogo entre os bolsistas acerca de quais atitudes tomar nesses casos em sala de aula. Ouve discussão também sobre o carinho em sala de aula, sem distinção, entre professores e alunos e também entre as próprias crianças.
Pedro levou observações sobre o uso do celular e da caneta em sala de aula.
Mack observou outra turma de 3º ano. Nesta turma os alunos sentam-se tradicionalmente e a professora é bastante rígida. A professora conferiu quem realizou a atividade de casa um a um, e depois fez a correção no quadro. Em seguida trabalhou o alfabeto e a ordem alfabética. As crianças acharam a atividade fácil. Depois trabalhou um texto sobre alimentos e realizou uma atividade relacionada. Mack destacou que a professora faz uso de um vocabulário difícil para as crianças e não perguntava se as crianças estavam entendendo o que ela falava. A postura da professora é bastante tradicional. A maioria dos alunos da turma lê e interpreta textos, mas por outro lado não perguntam, não questionam, e isso deve ser característica traçada pelo tradicionalismo da professora. Os alunos são mecanizados.


avatar
Jéssica Macêdo

Mensagens : 27
Data de inscrição : 01/08/2017
Idade : 27

Voltar ao Topo Ir em baixo

- Tópicos similares
Compartilhar este artigo em: diggdeliciousredditstumbleuponslashdotyahoogooglelive

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum