A escolarização no contexto das medidas socioeducativas e a urgência de novos debates
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Eliane Souza Admin
Mensagens : 178 Data de inscrição : 14/05/2014 Idade : 47
30092020
A escolarização no contexto das medidas socioeducativas e a urgência de novos debates
A escolarização no contexto das medidas socioeducativas: caminhos para inovar na privação de liberdade, livro de autoria coletiva, foi publicado no final de 2019 e o lançamento aconteceu em 2020, em uma situação bem diferente da planejada por conta do contexto da pandemia.
Embora tenhamos viabilizado os ajustes necessários para efetivar a socialização do livro - que resultou no lançamento envolvendo uma roda de conversa utilizando recursos tecnológicos digitais possíveis na situação de isolamento social - compreendemos existir a necessidade do diálogo entre os diversos autores para avaliar o percurso que resultou na publicação e construir novas proposições.
Avaliando as contribuições dos participantes da roda de conversa realizada na ocasião do lançamento (conforme vídeo acima), bem como a trajetória de cerca de dois anos envolvendo estudos, discussões, produção escrita e sistematização, compreendemos que a temática discutida na publicação demanda aprofundamentos com novos estudos, bem como a retomada da proposta inicial, a construção do Projeto Político Pedagógico da EJA na socioeducação com estudantes privados de liberdade.
Se por um lado a situação da pandemia, ainda em curso, exige cautela nos processos decisórios acerca da retomada das aulas presenciais, por outro vemos que os desenhos das possibilidades construídas para cada realidade da educação pública municipal aponta para aquilo que debatemos o tempo inteiro: para as realidades distintas é urgente a construção de projetos distintos visando ampliar as possibilidades de uma educação de qualidade para todos.
A pandamia mostrou que as realidades mais fragilizadas tiveram as suas dificuldades ainda mais aprofundadas durante esse período de isolamento social. A situação dos estudantes da socioeducação na privação de liberdade merece uma melhor atenção e incentivo aos servidores envolvidos com o processo para a construção das propostas, projetos, metodologias, etc que este grupo de educadores e educadoras vêm apontando como importante e necessário ao longo do tempo.
Nesse momento que as situações foram ainda mais agravadas, esse debate fica, a cada instante, mais imprescindível e inadiável. Tratar esta necessidade de modo divergente é adotar uma postura no mínimo questionável.
Sobre o lançamento do livro
O lançamento dos livros "Escolarização nas medidas socioeducativas" e "Práticas pedagógicas com privados de liberdade" foi realizado em live no dia 20 de maio de 2020.
A atividade envolveu uma Roda de Conversa com o psicólogo e arte educador Osvaldo Oliveira e as professoras Ana Lago, Mary Valda e Camila Figueiredo, pessoas que desenvolveram atividades formativas no contexto da escolarização nas medidas socioeducativas com privados de liberdade.
Na Roda de conversa os convidados compartilharam as suas experiências envolvendo a formação de docentes na socioeducação, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em uma escola da EJA com estudantes privados de liberdade, a formação continuada envolvendo as práticas curriculares na escolarização no contexto das medidas socioeducativas e as Rodas de leitura Ações Libertárias na Socioeducação.
Última edição por Eliane Souza em Qua 30 Set 2020, 23:12, editado 1 vez(es)