1º momento: a professora Tânia nos orienta sobre o nosso comportamento no interior das escolas parceiras. A relação com o professor regente e funcionários. Quanto ao tema Pimenta e Lima afirmam que na fase de observação o estagiário é o cientista que pesquisa o cotidiano escolar em sua vasta rede de relações. Porém, essa ingerência pode interferir na rotina, tanto da escola como na sala de aula, listando alguns fatores intervenientes desse processo: a distância entre a instituição formadora e a escola-campo inviabiliza um laço mais estreito entre estagiário/professor e seus futuros alunos dificultando, assim, o planejamento coletivo das atividades do estágio, no caso, o professor nem sempre fica sabendo do projeto do estagiário; numa concepção isolada, através de atividades burocráticas, só para cumprir a carga horária do curso; estudantes despreparados para lidar com a curiosidade natural das crianças e os estudante em seu processo de formação não estão preparados nem entendem a importância da pesquisa na sua formação.
3º momento: lanche coletiva.
2º momento: relato da nossa visita na escola.