Relatos das observações feitas no dia 17/10.
Os relatos iniciaram a partir dos alunos da Escola Santa Julia. Logo no início discutimos o fato de não ter acontecido o acolhimento no pátio. A supervisora Iran explicou o que houve na escola naquele dia, mas reforçou que o acolhimento continuará acontecendo e falou sobre a importância do mesmo.
Lidiane e Iraildes, que ficam com uma turma do Grupo 04, iniciaram falando que a professora trabalhou animais aquáticos naquele dia, mas levou apenas o peixe como exemplo.
Edna e Jéssica, que trabalham com uma turma do Grupo 05, contaram sobre o que observaram e levaram algumas questões sobre o aluno autista.
Eu e Fernando contamos sobre a nossa observação e relatamos que alguns alunos pediram nossa ajuda na realização da atividade e por isso participamos um pouco da aula neste dia.
Em seguida os bolsistas da Escola Enock do Amaral também fizeram seus relatos das observações.
No segundo momento houve uma discussão sobre os textos pesquisados, sobre Mediação.
Pedro, por ter entrado no grupo depois, fez a pesquisa sobre Colaboração.
Após o diálogo sobre Colaboração e Mediação a professora Tânia apresentou uma frase de Zabalapara nossa análise e discussão:
A atuação profissional do professor deve estar: “baseada no pensamento prático, mas com capacidade reflexiva e que necessitamos de meios teóricos para que a análise da prática seja verdadeiramente reflexiva”.
Ao final a supervisora solicitou que cada um do grupo pesquisasse alguma atividade que envolva a Psicomotricidade, para apresentação na próxima plenária.