Tópicos |
---|
Está foi à aula de encerramento deste ciclo anual e por estar próximo do natal a aula remete para esta festividade, explorando como o natal acontece em alguns lugares do mundo apresentando assim diferentes modos de comemoração para uma mesma data. Como o período natalino é envolto pela fraternidade, realizamos então a produção de uma flor (tulipa) através da dobradura de papel – origami, por representar a delicadeza e sentimentos positivos, esta então foi usada como presente do amigo secreto realizado na aula. Para finalizar confeccionamos uma árvore de natal utilizando as... |
Esta foi uma das aulas a qual eu mais gostei de elabora e desenvolver com as crianças, a principio houve uma conversa sobre os conhecimentos prévios dos alunos sobre as regras de transito sobre o ir e vir para evitar acidentes. Na sequência começamos a pintar o material para produção do aviãozinho de brinquedo confeccionado com matérias reutilizadas, enquanto a pintura secava, as crianças participaram da dinâmica abordando o semáforo e a faixa de pedestres. Após o material pronto iniciou-se a montagem dos brinquedos e enquanto fixava a cola os educandos responderam e coloriram... |
Na tarde do dia 17 de novembro de 2017, a aula desenvolvida com a turma do 2ª Ano D da Escola Municipal Deputado Gersino Coelho teve como conteúdo Unidade de Medida (peso e altura). Acontecendo em quatro momentos, sendo está então iniciada com uma roda de conversa sobre o histórico das medidas e do peso, em seguida cada criança foi pesada com o auxilio de uma balança e medida com fita métrica, os dados coletados foram representados através de fitas coloridas fixadas ao papel metro formando assim um gráfico, ao final da produção os discentes puderam observar as variações de medidas... |
1- Como percebo a relação entre objetivos formulados e aula praticada?
Vivenciar a experiência proporcionada pelo PIBID me faz perceber detalhes importantes que estão nas entre linhas dos planos de aula, pois ao produzir o planejamento de uma aula fica evidente que esta sendo pensada para um público, e logo, este não pode ser ignorado de forma alguma, e pautado nesse quesito a aula é desenvolvida. Os objetivos deve este sempre voltado para o aluno/sujeito e para alcança-los utilizamos ações que favoreçam o desenvolvimento do mesmo sendo eles a chave que abri a porta da sequencia didática... |
Olá pessoal, esta aula foi muito legal de fazer acontecer, a principio organizei os alunos em circulo e conversamos sobre o que são seres vivos e não vivos e quais eles já conheciam, logo na sequencia li juntamente com os discentes a letra da musica “Xote Ecológico” que estava exposta em um cartaz, e devo confessar que estava com certo receio de que os alunos tivessem alguma resistência por ser um forró fora de época (risos), mas aconteceu totalmente ao contrario eles gostaram muito de ouvir a música de “São João” como eles denominaram e conseguiram identificar na letra da música os exemplos de... |
Na tarde do dia 20 de outubro de 2017 aconteceu na Escola Municipal Deputado Gersino Coelho a I Feira Pedagógica e Cultural #Cabulaço em ação#, a qual ocorreram exposições de arte produzida pelos alunos das diversas escolas pertencente a GR do Cabula, apresentações de dança explorando várias temáticas e o aulão da Prova Brasil. Foi uma experiência impar de muito aprendizado e gratidão.
Um pouquinho do Cabulaço
PIBIS no cabulaço |
Nesta tarde foi aplicada a aula nº2 que teve como conteúdo História em Quadrinho (HQ). A princípio foi apresentado o autor e os principais personagens da turma da Mônica para os alunos, em seguida cada educando recebeu uma atividade em Xerox com duas tirinhas uma a qual realizei a leitura para a turma e a outra em branco para uma produção coletiva ao final eles coloriram o material. Na sequencia cada aluno recebeu um papel com suas caixas de dialogo, já proposta desta atividade era de produção individual. A atividade foi bem aceita pelos discentes que participaram ativamente de todo... |
Neta tarde fora planejada atividades mais lúdicas pensando na semana da criança tendo em vista que no período não teremos contato com as crianças devido ao feriado, seguindo nesta linha de raciocínio eu juntamente com Joanice realizamos uma roda de conversa e contação de uma lenda indígena “A lenda da Mandioca”, em seguida organizamos os alunos para participar de uma trilha a qual continha perguntas referentes a lenda contada e também pegadinhas. Após esse momento cada aluno recebeu uma imagem para colorir relacionada a lenda da mandioca e a finalização da aula aconteceu após a produção da... |
Neta tarde a aula aplicada foi da disciplina de matemática tendo como conteúdo noções espaciais, a aula foi composta incialmente por um momento dinâmico o qual os alunos expos seus conhecimentos referentes à direita, esquerda. Em seguida realizaram uma atividade escrita a qual apresentava a figura de Magali precisando de ajuda para chegar até a sua fruta favorita (melancia) e após ligarem uma ao outro escreveram as coordenadas do trajeto utilizado. Para finalizar os alunos participaram de uma caça ao tesouro, eles foram organizados em três grupos de três crianças e cada grupo recebeu uma ficha... |
Nesta tarde, eu Rafaela juntamente com Joanice realizamos nossa primeira intervenção aplicando a aula coletiva do componente curricular ciências naturais, na turma do 2º ano D em um período de 4 horas aula. A princípio iniciamos com uma dinâmica utilizando imagens de alimentos em sequencia elaboramos a construção de um painel abordando o lixo orgânico e industrializado. No terceiro momento foi realizada a produção da receita coletiva e esta foi escrita individualmente por cada aluno e para finalizar foi disponibilizada uma atividade xerocada contendo uma cruzadinha das frutas e um exercício... |
Calendário de Aulas |
Mapa Semântico |
Nesta tarde os alunos realizaram atividade de produção textual a partir de uma tirinha de imagens disponibilizado pela professora. Os alfabéticos produziriam uma historia e os demais escreveriam palavras relacionadas ao material recebido.
Obs: Aula do dia 01 de setembro de 2017.
|
Quadro Analítico |
Cada aluno recebeu o desenho de um tangram para ser pintado individualmente em sequencia receberam uma folha de papel oficio azul para pintar a metade de verde que representaria a grama, depois do tangram pintado os alunos cortaram as partes e formaram um saci que foi colado na paisagem representada no Oficio e exposto em um mural na área externa da sala para na terça-feira receber a visita dos pais e dos outros colegas da escola. A produção final ficou muito linda!
Obs: Aula do dia 25 de agosto de 2017. |
Nesta tarde os alunos da turma do 2º Ano B, que tem como regente a professora Ive realizaram uma produção de texto a partir de uma sequencia de imagens da bruxinha Valquíria que transmitem uma narrativa.
Obs: Aula do dia 18 de agosto de 2017. |
Bem vinda ao seu Diário Reflexivo PIBID Pedagogia. Nele você pode registrar suas vivências e impressões durante seu percurso formativo agregando novos sentidos à sua prática pedagógica na iniciação à docência. Para escrever em seu diário você deve clicar em "novo tópico" após clicar em seu nome. Para interagir com outro bolsista em seu diário, você clica na mensagem postada por ele e clica em "responder com citação" Vamos lá !!! |
|