1º momento: Dialogamos sobre o filme O Milagre de Anne Sullivan cada um narrava sua opinião sobre a relação da professora e da aluna, pois, o filme retrata a história de uma criança cega, muda e surda, Helen Keller, e a importância de sua professora em sua vida. Helen, é uma menina de sete anos, filha de um produtor rural abastado. A menina não sabia como se comunicar ou se expressar, por isso, era muito irritadiça, agressiva, atitude essa, reforçada pelo modo como era tratada pelos pais. Estes a mimavam em excesso e atendendo a todos os seus caprichos, considerando-a, não como uma pessoa que tinha uma deficiência áudio visual, mas sim, uma deficiência cognitiva que muda com a chegada de uma orientadora que muito irá ajudar a Helen, Anne Sullivan.
2º momento: lanche coletivo.
3º momento: a professora queria saber o que entendemos sobre os textos que nos mandou ler sobre o trabalho colaborativo. O texto que estudei foi: Os processos grupais e a gestão de equipes no trabalho contemporâneo: compreensões a partir do pensamento complexo (KASPARY, SEMINOTTI, 2012). Nele os autores lançam reflexões sobre o trabalho em grupo, e, também, os processos aplicados para geri-los na atual conjuntura e, também, criticam o distanciamento entre processos grupais e gestão de equipes, pois, consideram que são processos complementares, ”já que a gestão de equipes se desenvolve com pessoas que, reunidas, produzem e vivem processos grupais”. Sendo que essas pequenas coletividades se caracterizam por informações dos múltiplos contextos históricos e subjetivos. A inquietação foi sobre a dicotomia entre objetividade e subjetividade no trabalho; sabendo-se que essas subjetividades têm pouca relevância no espaço do trabalho, atualmente, esta é a preocupação da gestão, em suas várias áreas de ação.
Como tarefa para casa a profª Tânia nos mandou pesquisa dois textos sobre mediação X prática docente.