Observação do espaço físico, das pessoas que lá trabalham e a relação professor/aluno.
A escola locus de nossa ação didática está localizada no bairro Itinga, na cidade de Lauro de Freitas. Atende a alunos da Pré-escola ao Ensino Fundamental II. Porém, é a Pré-escola que conta com a participação do PIBID. O bairro possui um comércio pulsante e intensamente povoado.
Vou descrever a ala da Pré-escola, pois, foi o palco de nosso trabalho: Essa parte da escola é composta por uma sala que atende à secretaria/coordenação; uma cozinha, um banheiro coletivo, um pátio de entrada e um interno protegido por grade; tem quatro salas de aulas, que são amplas e arejada e com boa iluminação natural, não havendo necessidade de iluminação elétrica, o que resulta na economia da conta; possui um parque infantil; dois bebedores; e banheiros individuais em cada sala de aula, desse modo, os alunos não tinham nenhum impedimento em usá-lo, pois, a professora ou a auxiliar estavam sempre alerta para evitar algum incidente e os alunos não estariam com a saúde comprometida.
Na sala tem: um quadro branco, quadro de aniversariantes e de chamada, alfabeto móvel e de rótulos fixado na parede, sequência numérica afixado na parede, um armário para guardar o material didático; o cantinho da leitura; a caixa de brinquedos; duas caixinhas fixada no quadro, uma para colocar as fichas com o nome dos alunos que faltaram e outra onde estão as fichas com os nomes dos alunos; um ventilador; quadro de gentileza gera: gentileza, bom dia! Boa noite! Por favor! Obrigado (a)! Desculpa e licença! Também, o canto do mochileiro e, afixado na parede, um calendário.
1º momento: rotina no pátio
2º momento: leitura – literatura infantil. Por causa da semana da criança a prof. Supervisora deixou que os alunos sentassem onde quisessem, assim, saiu de sua rotina diária;
3º momento: as crianças devolvem a atividade de casa. Nesse dia a auxiliar da classe chegou atrasada, isso, causou uma alteração na rotina da professora; na sala estão dezesseis alunos;
4º momento: as crianças anotam no diário as palavras ATIVIDADE IMPRESSA que a prof. Anotou na lousa branca; a auxiliar coloca nos classificadores a atividade impressa; quando terminam com os diários os alunos os devolvem à auxiliar;
5º momento: Lanche – maça e iogurte
6º momento: a brincadeira das diferenças – a prof. escolhe um menino e uma menina, os outros irão observar, depois ela os levam para fora da sala e faz alguma mudança nos dois alunos, ao retornar para dentro da sala os outros terão de perceber essa diferença. Foi muito divertido vê-los tentando achar o que estava diferente no coleguinha. A intencionalidade com essa atividade é trabalhar a aquidade visual.
7º momento: trabalho de consciência fonológica. Associar as imagens aos seus respectivos nomes (CANECA, PATINS, TAMBOR E ROBÔ). Depois da brincadeira eles vão para casa com seus responsáveis.