Zuppa do Saber
Antes de começar a navegar pelo fórum(Zuppa) tenha certeza de estar logado, caso não tenha um login registre-se.
Conectar-se

Esqueci minha senha

REDES

Data/hora atual: Qui Abr 19, 2018 10:43 am

JÉSSICA MACÊDO

  • Tópicos
  • 09022018
    Os relatos da regência iniciaram pelos bolsistas da Escola Santa Julia.
    Eu e Fernando fomos os primeiros a contar como foi a nossa regência. Quando falamos do Boneco de Neve que construímos com as crianças a professora Tânia levantou alguns questionamentos, dizendo que deveríamos ter usados símbolos que estivessem mais próximo da nossa realidade, pois não temos neve aqui no Brasil, e até nos disse outras opções.
    Após o diálogo sobre essa questão, os bolsistas da Escola Enock do Amaral contaram suas experiências da regência.
    Um dos alunos desta escola foi encontrado com uma arma...

    por Jéssica Macêdo - Comentários: 0 - Visto: 19
  • 09022018
    O acolhimento dos alunos aconteceu no pátio da escola, como de costume, onde cantaram e fizeram oração antes de ir para sala de aula junto com as professoras e auxiliares.
    Iniciamos a aula falando sobre o Natal, perguntando as crianças o que tinha no Natal e se elas sabiam o que era o Natal. Aproveitei uma situação de briga entre os alunos para falar do espírito natalino, de amor, carinho e respeito pelo próximo, não só da família mas também entre os amiguinhos. Falamos também de alguns símbolos do Natal.
    Apresentamos a atividade do desenho sombreado utilizando o símbolo da Bota do Papai...

    por Jéssica Macêdo - Comentários: 0 - Visto: 17
  • 09022018
    No primeiro momento aconteceu o relato das regências desta semana.
    Após os relatos de todos os bolsistas nos dividimos em grupos separados por escola, Santa Julia e Enock do Amaral, para elaboração do plano de aula para a próxima semana, com o auxílio das supervisoras e da coordenadora.
    As atividades escolhidas foram desenho sombreado e contorno de círculos (com uso de CD e tampinhas) e atividade de colagem. Além de contação de história.
    Ambas as atividades envolvendo símbolos natalinos.
    Ao final a professora Tânia solicitou a pesquisa de um texto sobre Práxis Pedagógica e...

    por Jéssica Macêdo - Comentários: 0 - Visto: 13
  • 09022018
    Os alunos foram organizados em filas no pátio para cantar e fazer oração.
    Enquanto arrumávamos a sala com tatames para iniciar a aula,a professora regente, a auxiliar, a coordenadora e a cuidadora de Hemerty estavam conversando dentro da própria sala sobre a alimentação de Hemerty, pois todos os dias ele faz a primeira refeição na escola e não se trata de uma alimentação saudável. Neste dia ele estava demasiadamente agitado, gritando muito e até batendo na cuidadora. Segundo a professora ele está sem tomar os medicamentos e precisou ser retirado da sala várias vezes para tentar acalmar.

    por Jéssica Macêdo - Comentários: 0 - Visto: 24
  • 09022018
    No primeiro momento relatamos tudo que aconteceu durante a regência desta semana, começando pelos bolsistas da Escola Santa Julia, e depois os bolsistas da Escola Enock do Amaral.
    Durante o relato falei da minha dificuldade em não saber o que fazer com os alunos que terminam logo as atividades. A supervisora recomendou levar massinha de modelar para distribuir para essas crianças enquanto as demais concluem a atividade.
    No segundo momento nos reunimos em grupos para elaboramos os planos de aula para a regência da próxima semana.

    por Jéssica Macêdo - Comentários: 0 - Visto: 16
  • 09022018
    No pátio as crianças foram acolhidas, cantaram e fizeram oração antes de ir para sala de aula.
    Na sala a professora Verônica disse para os alunos que eu e Fernando daríamos a aula novamente, como na semana anterior.
    Comecei conversando com os alunos, perguntando se eles lembravam da atividade que fizemos na semana passada e depois apresentei os materiais que seriam usados nesta aula, sempre perguntando para eles se sabiam o que era.
    Utilizamos palitos de dente coloridos e pinça para trabalhar a coordenação motora fina, além de trabalhar com as cores e os números a partir da quantidade...

    por Jéssica Macêdo - Comentários: 0 - Visto: 18
  • 09022018
    No primeiro momento foram feitos os relatos das regências, começando pelos bolsistas da Escola Santa Julia, e em seguida os bolsistas da Escola Enock do Amaral.
    No segundo momento a professora Tânia mostrou três vídeos. Um que trata do racismo, outro que trata de questões de gênero (estereótipos de profissão) e o último falando sobre o respeito às diferenças.
    A partir dos vídeos várias questões foram levantadas para fins de reflexão sobre a diversidade em sala de aula e também no nosso dia a dia.
    Em seguida elaboramos os planos de aula para a semana seguinte, a partir das pesquisas...

    por Jéssica Macêdo - Comentários: 0 - Visto: 13
  • 09022018
    Como de costume as crianças foram recebidas no pátio da escola e organizadas em filas para o acolhimento. Após cantar e fazer oração todos foram para sala com as professoras e auxiliares.
    A professora Verônica disse para os alunos que eu e Fernando que iria dar aula para eles. Comecei explicando para as crianças que a gente ia levar atividades diferentes para eles e apresentando os materiais que seriam utilizados nas atividades, que eram os copos coloridos e uma sequência de cores pintadas com tinta guache numa folha de ofício. Explicamos a atividade de antes de começar com os alunos nós...

    por Jéssica Macêdo - Comentários: 0 - Visto: 16
  • 09022018
    No primeiro momento cada um dos bolsistas relatou o que achou das experiências de coparticipação nas escolas, realizadas nos dias 31/10 e 07/11, começando com os bolsistas da Escola Santa Julia e depois os bolsistas do Enock do Amaral.
    Cada um relatou as dificuldades e desafios encontrados nas escolas, bem como as experiências positivas.
    No segundo momento a professora Tânia apresentou alguns slides falando da prática educativa e o planejamento.
    Após o diálogo em torno do que foi apresentado nos slides, nos dividimos em grupos separados por escola, Santa Julia e Enock do Amaral,...

    por Jéssica Macêdo - Comentários: 0 - Visto: 13
  • 09022018
    Os alunos foram recebidos no pátio da escola e depois organizados em filas por suas professoras. Os alunos cantaram e depois fizeram oração antes de ir para sala de aula.
    Neste dia a turma tinha 14 alunos.
    A atividade deste dia era relacionada as Aves.
    A professora escreveu no quadro o nome de algumas aves que os alunos foram dizendo e que estavam na atividade impressa que ela entregou posteriormente. As aves que estavam na atividade: Tucano, Arara, Pato, Galinha, Coruja.
    A atividade consistia em identificar os nomes escritos corretamente, pois tinha três palavras para cada...

    por Jéssica Macêdo - Comentários: 0 - Visto: 14
  • 09022018
    Os alunos foram recebidos no pátio e organizados em filas separadas por turma. Cantaram e fizeram oração e em seguida foram para sala com as professoras.
    Neste dia a turma tinha 14 alunos.
    A professora Verônica não pode ir neste dia, mas já havia combinado previamente com a professora de Natureza e Sociedade.
    A professora iniciou a aula perguntando o dia da semana, a data, o mês do dia anterior e depois do próprio dia, e foi dialogando com as crianças.
    Em seguida contou a história: Max, o Ratinho.
    A professora foi lendo a história e fazendo perguntas para ver se os alunos...

    por Jéssica Macêdo - Comentários: 0 - Visto: 12
  • 09022018
    Neste dia não houve plenária presencial devido a uma paralização com portões fechados na UNEB e, por isso, houve um encontro no ZUPPA.
    A professora Tânia deu algumas orientações de atividades para o decorrer da semana:
    - Assistir o filme O Aluno, para discussão na próxima plenária.
    Analisar no filme o perfil do aluno e da professora.
    - Pesquisar texto que fale da importância da experiência de coparticipação em sala de aula.
    Socializar o texto por email para todos os bolsistas, supervisoras e coordenadora.
    Fazer resumo do texto e também enviar por email para as supervisoras...

    por Jéssica Macêdo - Comentários: 0 - Visto: 11
  • 09022018
    Relatos das observações feitas no dia 17/10.
    Os relatos iniciaram a partir dos alunos da Escola Santa Julia. Logo no início discutimos o fato de não ter acontecido o acolhimento no pátio. A supervisora Iran explicou o que houve na escola naquele dia, mas reforçou que o acolhimento continuará acontecendo e falou sobre a importância do mesmo.
    Lidiane e Iraildes, que ficam com uma turma do Grupo 04, iniciaram falando que a professora trabalhou animais aquáticos naquele dia, mas levou apenas o peixe como exemplo.
    Edna e Jéssica, que trabalham com uma turma do Grupo 05, contaram sobre...

    por Jéssica Macêdo - Comentários: 0 - Visto: 10
  • 09022018
    Os alunos, organizados em filas por turma no pátio,cantaram e fizeram oração junto com suas professoras,as auxiliares e a coordenadora e, após a oração cada turma foi para a sala com sua professora.
    Neste dia a turma tinha 13 alunos.
    A professora regente iniciou a aula colocando no quadro as sílabas BA BE BI BO BU.
    Depois foi perguntando para os alunos palavras que iniciavam com aquelas sílabas e foi escrevendo abaixo da sílaba correspondente: Banana, bela, biscoito, bombom, bula (palavras ditas pelas crianças).
    Depois a professora entregou para as crianças os potinhos com letras...

    por Jéssica Macêdo - Comentários: 0 - Visto: 11
  • 09022018
    Neste dia não houve acolhimento no pátio.
    Apenas 12 alunos foram para aula neste dia.
    A professora Verônica iniciou a aula perguntando para as crianças em qual estação estamos. Uma das respostas foi: Estação do Metrô. Fica evidenciado a partir desta resposta que a pergunta da professora deveria ter sido mais completa no sentido de dizer que se tratava das estações do ano, mas logo após esta resposta a professora corrigiu a pergunta e completou perguntando qual era a estação das flores. A maioria das crianças responderam corretamente: Primavera.
    A professora escreveu a palavra Primavera...

    por Jéssica Macêdo - Comentários: 0 - Visto: 12
  • 09022018
    A professora Tânia iniciou a plenária dando algumas orientações sobre o preenchimento da frequência mensal.
    Em seguida iniciaram os relatos das observações feitas pelos bolsistas da Escola Enock do Amaral.
    Raquel iniciou o relato a partir das observações feitas na turma do 1º ano:
    A professora regente precisou se ausentare a professora que assumiu a turma precisou improvisar uma atividade. Ela iniciou perguntando o nome de cada aluno, pedindo que fizessem uma apresentação, mas alguns alunos não quiseram dizer o nome. Raquel destacou que um dos alunos fez questão de dizer que não...

    por Jéssica Macêdo - Comentários: 0 - Visto: 65
  • 09022018
    Nesta plenária dialogamos sobre as primeiras observações feitas nas escolas.
    No primeiro momento os bolsistas da Escola Santa Julia apresentaram as observações feitas com relação à turma que cada dupla ficou e também sobre a estrutura física da escola. Além disso, contamos também tudo que ocorreu na escola durante o primeiro dia de observação.
    No segundo momento os bolsistas da Escola Enock do Amaral também relataram as experiências das observações feitas.



    por Jéssica Macêdo - Comentários: 0 - Visto: 10
  • 09022018
    Este foi o primeiro dia de observação na escola. Fiquei com a turma do Grupo 05, com a professora regente Verônica e a Auxiliar de Classe Teresa.
    A turma é composta por 24 alunos, mas apenas 13 foram para aula neste dia.
    Rotina:
    Organizados em filas por turma no pátio da escola os alunos cantaram e fizeram oração junto com suas professoras, as auxiliares e a coordenadora. Após a oração cada turma foi para a sala de aula.
    A professora regente chegou atrasada neste dia e, por isso, a auxiliar iniciou a aula com a contagem de alunos. Os alunos contaram juntos quantos alunos estavam...

    por Jéssica Macêdo - Comentários: 0 - Visto: 17
  • 09022018
    Discussão dos textos lidos sobre o planejamento.
    Cada um dos bolsistas apresentou as ideais principais que destacaram dos dois textos indicados para leitura pela Professora Tânia na semana anterior.
    Ambos os textos tratavam do Planejamento: A importância do planejamento das aulas para organização do trabalho do professor em sua prática docente e Elaboração do Plano de Ensino e do Plano de Aula.
    Todos os bolsistas participaram da discussão sobre a importância do planejamento mediada pelas supervisoras e pela Professora Tânia.



    por Jéssica Macêdo - Comentários: 0 - Visto: 10
  • 09022018
    Nesta plenária todos os bolsistas levaram material solicitado pelas supervisoras para realização de oficinas de construção de materiais que podem ser usados em sala de aula.

    Oficina: História na Lata
    A supervisora Iran deu as orientações sobre o que iríamos construir com as latas de leite em pó, e como podemos utilizar nas salas de aula com os alunos.
    Fizemos um corte na tampa da lata para dar passagem a uma tira de papel que foi colocado na lata com a ponta para fora. A tira de papel foi feita com papéis coloridos a fim de trabalhar a sequência de cores. Decidimos que iríamos...

    por Jéssica Macêdo - Comentários: 0 - Visto: 9
  • 09022018
    Oficina: Construção de Fantoches
    Na plenária da semana anterior as supervisoras solicitaram que cada um dos bolsistas levasse material para realização de uma oficina.
    Antes de dar início a construção dos fantoches as supervisoras pediram que cada um respondesse três perguntas: O que íamos construir? Para que? E Porque?
    Após todos responderem às perguntas numa folha de papel, socializamos as respostas uns com os outros.
    Em seguida demos início a construção dos fantoches, com base numa história pensada anteriormente por cada um.
    Os fantoches foram construídos com palitos...

    por Jéssica Macêdo - Comentários: 0 - Visto: 11
  • 09022018
    Realização do SAC
    A professora Tânia e a Coordenadora do Curso deram início ao Seminário de Apropriação Conceitual.
    As alunas que concluíram o curso apresentaram todo o percurso no PIBID através de relatos individuais, fotos, áudios e todo material elaborado durante o período que participaram do Programa de Iniciação à Docência.
    Eu e as demais alunas novas contribuímos com nossas experiências ate o momento e as expectativas que temos em relação ao PIBID.
    As supervisoras Iran e Francis encerraram falando sobre a trajetória delas no Programa e, para finalizar fizeram uma homenagem...

    por Jéssica Macêdo - Comentários: 0 - Visto: 10
  • 09022018
    Primeiro momento:
    Organização da Programação do SAC que acontecerá no dia 24 de Agosto e finalização do folder para distribuição.

    Segundo momento:
    Oficina de Massa de Modelar
    Materiais utilizados: farinha de trigo, óleo, água e corante comestível.
    Após ensinar a preparar a massa a supervisora Iranildes falou sobre a importância da massinha para desenvolver a coordenação motora fina e também sobre as formas de trabalhar com a massa como atividade em sala de aula.
    Todos nós tivemos a oportunidade de ajudar no preparo da massa de modelar e também participamos...

    por Jéssica Macêdo - Comentários: 0 - Visto: 10
  • 09022018
    No primeiro momento houve um diálogo sobre os textos pesquisados sobre Mediação. Um dos textos apresentados foi O Professor Mediador, de Milene Chiovatto, lavado por Iraildes.
    Considerações feitas durante o diálogo:
    O professor enquanto mediador deve respeitar as ações e o comportamento de cada criança, para que ela seja incluída no processo de aprendizagem de forma plena. Isso inclui também os níveis de aprendizagem de cada aluno. Por isso o ideal é que haja condições para que o professor faça um diagnóstico individualizado logo no início de cada ano letivo.
    Ainda dentro do tema...

    por Jéssica Macêdo - Comentários: 0 - Visto: 11
  • 09022018
    No primeiro momento tivemos um diálogo sobre o filme O Milagre de Anne Sullivan.
    Cada bolsista fez um relato dos aspectos importantes que observou no filme, fazendo relação com os dias atuais. A professora Tânia também fez varias contribuições, assim como as supervisoras.
    O diálogo caminhou por temas como influência da mídia sobre as massas, intolerância religiosa, escola sem partido, entre outros.
    No segundo momento houve a apresentação de um Mapa Conceitual e suas três categorias que compõem o Percurso Formativo: Colaboração, Mediação e Práxis.
    A professora Tânia cobrou...

    por Jéssica Macêdo - Comentários: 0 - Visto: 10
  • 09022018
    Por causa da paralisação do SINTEST não foi possível realizar o encontro presencial neste dia. As discussões aconteceram através do ZUPPA.
    Infelizmente não consegui participar do diálogo porque não havia feito o cadastro no ZUPPA ainda, mas fui orientada pelas colegas do grupo que a discussão foi sobre a organização do Seminário de Apropriação Conceitual (SAC).
    Foram definidos o tema (A importância do PIBID no percurso formativo das bolsistas de Pedagogia) e a data de realização do SAC (24 de Agosto).
    Ficou definido também que nós, novos integrantes, iremos contribuir com o relato...

    por Jéssica Macêdo - Comentários: 0 - Visto: 10
  • 09022018
    Neste primeiro dia observei o diálogo das alunas participantes do PIBID sobre as experiências da semana anterior nas escolas. Após este momento, fui entrevista pela Professora Coordenadora Tânia Portugal e pelas supervisoras Iranildes e Francislene, para então começar a fazer parte do PIBID. Fiquei com a supervisora Iranildes na Escola Santa Julia, com a educação infantil.
    Depois da entrevista, os grupos se reuniram por escola, e cada um dos participantes foi apresentando as atividades que pesquisaram, visando a Psicomotricidade, que é o objetivo do projeto da Escola Santa Julia. Após eleger...

    por Jéssica Macêdo - Comentários: 0 - Visto: 11
  • 23122017
    Bem vindo ao seu Diário Reflexivo PIBID Pedagogia. Nele você pode registrar suas vivências e impressões durante seu percurso formativo agregando novos sentidos à sua prática pedagógica na iniciação à docência.
    Para escrever em seu diário você deve clicar em "novo tópico" após clicar em seu nome.
    Para interagir com outro bolsista em seu diário, você clica na mensagem postada por ele e clica em "responder com citação"

    Vamos lá !!! study

    por Beatriz Camposz - Comentários: 0 - Visto: 23
 

Usuários no Fórum: Nenhum
Moderador

PIBID (Lauro)

Permissão deste fórum:

Você não pode postar novos tópicos neste fórum
Você não pode responder aos tópicos neste fórum

Legenda
  • Novas mensagens Novas mensagens
  • Novas Mensagens [Popular] Novas Mensagens [Popular]
  • Novas Mensagens [Bloqueadas] Novas Mensagens [Bloqueadas]
  • Não há novas mensagens Não há novas mensagens
  • Não há novas mensagens [Popular] Não há novas mensagens [Popular]
  • Não há novas mensagens [Bloqueadas] Não há novas mensagens [Bloqueadas]
  • Anúncio Anúncio
  • A ler A ler
  • Anúncio global Anúncio global