Então gente, aqui estou eu mais uma vez muito feliz com o resultado da minha aula.
Um dia super produtivo, o aprendizado foi de ambos os lados, tanto para meus alunos e quanto para mim.
Neste dia fiz a dinâmica do espelho, a qual levei uma caixa muito linda e disse que ali dentro tinha um tesouro maravilhoso e que era único naquele mundo, fiz muito suspense e eles ficaram super curiosos. A reação de quando abriam a caixa e conseguiam ver seu reflexo no espelho foi muito divertido, alguns se surpreenderam
, alguns deram risada
e alguns pareciam não ter ficado confortavel, mas que ao olhar na 2º ou 3º vez, com meu apoio incentivando e dizendo que aquele tesouro era algo de muito especial e que eu gostava muito, ai eles se sentiam mais felizes.
Depois eu quis ouvir o que eles tinham para falar e algumas das falas fora:
-Esse tesouro sou eu, gostei de me ver porque me senti especial.
-Não tem ninguém como eu, cada um tem um jeito, se a gente se perder da nossa mãe ela vai achar, porque somos diferentes.
-Mostra você, mostra você especial. Eu me acho maravilhoso.
-Esse tesouro era especial porque era eu.
Ouvir que eles se sentem especial é incrível! A conversa gerou um debate sobre as diferenças e muitos falaram sobre a importância de ser diferente, que não seria legal ser igual, se vestir igual, comer tudo igual, disseram até que "acabaria com toda a comida, porque todo mundo ia querer comer a mesma coisa" e me questionaram até sobre os gêmeos, que nascem iguais e juntos! E na hora eu respondi que a pessoa pode ser igual ou parecido de aparência física, mas que cada um tem seu jeito de ver o mundo e de fazer as coisas e que não devemos julgar alguém por não ser como nós. Falaram também sobre pessoas que, nas palavras deles, "não tem perna", expliquei que apesar dela ser deficiente ela merece respeito, porque no final das contas todo mundo é diferente de alguma forma, com per ou sem perna.
Estou muito feliz e empolgada, essa turma tem um senso critico muito interessante, eles são participativos, colaborativos e se jogam "de cabeça" nas atividades, eles acham que estão aprendendo muito com as atividades, mal sabem eles que na verdade eles tem sido meus professores.
Que venha a próxima aula, já estou ansiosa. <3
Qua 18 Out 2017, 19:31 por Renaiara Ribeiro Peixoto