Este foi meu primeiro dia de observação na escola. Ao chegar me encontrei com algumas colegas no pátio e logo após com nossa supervisora, que determinou em qual sala ficaria observando, está por sua vez foi a sala do 1° ano com as colegas, Clara e Cleide, e a professora Virna.
As colegas pegaram as crianças no pátio e levaram para a sala, onde deram um tempo para que as mesmas se acomodassem. Em seguida, fizeram uma oração e cantaram a música de bom dia, me apresentaram para a turma com uma música e pela qual as crianças também se apresentaram a mim. Feito isso a aula teve início, elas começaram falando sobre o aniversário da escola, bem como o da cidade, que seria no presente mês, vale ressaltar que a aula era de matemática, assim as colegas expuseram as letras correspondentes ao nome da cidade e sua idade no quadro, e em seguida contaram até 55, juntamente com as crianças. Feito isto, foi distribuído xerox com atividade referente a atividade realizada. A atividade solicitava que as crianças colocasse o número referente a quantidade de letras que compunha o nome da cidade e depois pintasse o número referente a idade da mesma.
Depois desta primeira atividade, foi sugerido pela professora Virna que a segunda atividade fosse realizada no pátio, o que foi acatado pelas colegas, que organizaram uma fila e levaram os alunos para o pátio formando um círculo com as crianças no chão, para a contação da história. Essa por sua vez falava sobre uma tesoura que picotava papéis em formas geométricas e organizava por cores. As crianças se mostraram interessadas inicialmente, mas quando foi solicitado pelas colegas o reconto pelos alunos, se mostraram tímidos. Logo após retornamos para a sala, onde as colegas expuseram no quadro as formas geométricas, com seus respectivos nomes, onde juntamente com as crianças foi relembrando formas e nomes. Depois foram distribuídas atividades em xerox relativas as formas geométricas, nelas as crianças teriam que pôr os nomes de cada imagem e depois colorir. Alguns terminaram a tempo do intervalo, outros concluíram após ele, (houve uma aluna que demonstrava dificuldade para retirar os nomes do quadro, notei que ela aparentava não estar enxergando, chamei Clara a qual tomou medidas, trazendo similares a ela e assim fez a atividade). Retornando do intervalo fizeram o diário, o que foi um pouco complexo, pois estava havendo a transação da letra bastão para a cursiva e alguns ainda apresentava dificuldade para tirar do quadro.
Depois do diário, as crianças fizeram mais uma atividade referente ao tema trabalhado, desta vez se tratava de uma atividade de recorte e colagem, onde as crianças recortavam pequenos quebra-cabeças das figuras geométricas e em seguida remontavam colando num papel, e por fim tinham que encontrar em revistas algumas imagens contendo as figuras geométricas em uma só (foi bem dócil as crianças compreenderem esse comando). Quando a classe concluiu esta etapa já era hora de irem para casa.
Ainda ficamos em sala organizando as atividades e a sala para saída, para que a colega Cleide a levasse para casa. Logo após falamos com a supervisora e fomos embora também.
Essa manhã foi muito produtiva para mim, pois aprendi diferentes métodos para trabalhar a matemática em um diagnóstico, sem falar que pude ver de que forma o PIBID funciona na prática.