| Tópicos |
---|
Hoje a plenária foi referente ao relatório do semestre. Iniciamos a plenária com as informações da coordenadora Tânia sobre o programa do PIBID e sua previsão de edital para Março, bem como esta nova ripagem que é a Residencia Universitária, a qual não sabemos ao certo como vai funcionar. Em seguida a professora falou sobre a existência do aplicativo do zuppa do saber, onde podemos estar atualizando nosso banco de aulas. Foi sugerido que baixássemos o aplicativo ali mesmo na plenária, e todos fizeram... |
A plenária se iniciou com as orientações sobre as narrativas, como deveriam ser inseridas no diário. também houve uma comunicação sobre o relatório semestral. As colegas estavam falando a respeito dos mini-cursos que esta acontecendo no município , tal dialogo serviu para uma reflexão onde todas se expressaram a respeito. enfatizavam-se a questão do nome do projeto UniVerão, porque o que se subentendia era que o curso seria voltado apenas para universitários, apesar de ser aberto ao publico. Depois a coordenadora passou orientação sobre como fazer o relatório, expondo em slide. e em... |
Hoje iniciamos a plenária trazendo os mapas conceituais sobre a Práxis educativa, onde cada bolsista trouxe seu texto em mapas conceituais e apresentaram, expondo ideias verbalmente e de forma clara. O que ficou subentendido é que, não existe prática libertadora se não houver dialogo. O conceito de que a escola, ou seja, o professor precisa pensar sua ação para além das salas de aula, visando transformar o meio, foi bastante enfatizado. No segundo momento ficamos em uma sala organizando as questões pendentes da narrativa, enquanto a coordenadora, bem como as supervisoras realizavam a avaliação... |
Hoje iniciamos a plenária fazendo os relatos da intervenção, a última do ano. Inicialmente falaram as duplas da escola Santa Julia e depois as duplas da escola Enock Amaral. No segundo momento dialogamos a respeito da práxis educativa e a prática pedagógica, a partir dos textos pesquisados por cada bolsista, os quais tinham uma abordagem bem parecida, apesar de ser de autores diferentes. Subentende-se que a práxis é uma ação reflexiva, que visa a transformação do indivíduo. Após as exposições das ideias, a coordenadora pediu que trouxéssemos na próxima plenária o mapa conceitual, o... |
No terceiro dia de intervenção, retomamos a proposta da semana anterior, sobre o projeto natalino. Discutimos na plenária e nos organizamos para dar continuidade a proposta. Ao chegar na escola, os alunos estavam no pátio organizados em filas, conforme as salas. Peguei os alunos na fila e levei para a sala, lá dei um tempinho de 5 minutos até que eles se acomodassem em seus lugares e para aguardar o restante da turma. Em seguida iniciei a aula com música e pai nosso, elegi um dos alunos para fazer a oração de agradecimento. Enquanto o colega estava fazendo a oração, dois alunos se levantaram... |
Iniciamos a plenária trazendo os relatos da semana nas escolas. Iniciando pela Santa Julia e depois o Enock. Fernando e Jessica Macedo mostraram satisfação com o trabalho da semana, trabalharam com animais da África, com ênfase no elefante; uma sequência de atividades, que deram sentido a aula. No Enock, Julia e eu também ressaltamos como a atividade fluiu. Com os relatos dos colegas, percebemos o quanto é relevante ao professor o planejamento. No segundo momento nos reunimos novamente para fazer o planejamento para a próxima semana. Ficou decidido que daríamos continuidade ao trabalho da... |
No segundo dia de intervenção, nós levamos para a sala uma proposta vinculada ao natal, pois a escola estava iniciando o projeto natalino. Concernente a isso, discutimos na plenária e acordamos trabalhar com cartões e decoração natalina. Nesta terça-feira iniciamos a aula com música e oração costumeira, dessa vez as crianças se mostraram mais à vontade conosco, a professora também estava presente na sala. Após esse momento de acolhida, Julia iniciou a aula contando a história “Um sonho de natal”, e dialogou com as crianças a respeito dessa data. Em seguida ela fez a leitura de... |
Iniciamos a plenária trazendo os relatos das ações nas escolas, começando pela escola Santa Julia e depois a Enock Amaral. A escola Santa Julia estava fazendo um trabalho de psicomotricidade, onde as meninas haviam trabalhado com as noções de embaixo/em cima, dentro/fora e para isso usaram bambolês, barbante, fita adesiva, formando um circuito onde as crianças uma a uma tinham que percorrer, com o auxílio do professor(bolsistas); eles também fizeram um trabalho de colagem com as crianças, para o desenvolvimento da coordenação motora, colando palitos no raio do sol. Depois do Santa Julia, foi... |
Iniciamos nosso período de intervenção, com atividade referentes a proposta do projeto que estava sendo trabalhado na escola, a saber, Nossas Raízes, Na plenária em conjunto com a equipe da Escola Enock Amaral, decidimos trabalhar à temática focando a África e sua influência na Bahia, no que tange a sua cultura e culinária. Levamos como plano de aula a proposta da receita da cocada de coco. Iniciamos a aula com a música de bom dia que a professora efetiva costuma cantar, em seguida fizemos a oração do Pai Nosso e a de agradecimento, também rotineira da professora. Nesse dia haviam 17 crianças... |
Hoje não estive presente na plenária por motivos pessoais. Mas, as colegas informaram que, faríamos duas ações em uma, pelo fato de não ter havido aula na terça-feira na escola. Logo, faríamos a receita e o trabalho com o surgimento da escrita em um único dia, não seria possível preparar a cocada na escola, então teríamos que levá-la pronta e mostrar os ingredientes e utensílios as crianças, para que as mesmas tivessem uma noção do preparo |
Iniciamos a plenária trazendo relatos da co-participação. Em um segundo momento, dialogamos a respeito do que é o planejamento e para que o planejamento. A professora Tânia nos trousse um slide contendo as partes relevantes do mesmo; devemos planejar para o aluno, o planejamento facilita o trabalho do professor. Dentro da questão do planejamento vemos ações permanentes e habituais, permanentes como a própria rotina em si. Vimos também a importância de fazer um trabalho sequencial, isto é, que tenha começo, meio e fim. Por que as vezes nas escolas há uma variedade de projetos, que acabam não chegando... |
Hoje foi o segundo dia de co-participação na escola Enock Amaral. Cheguei e fui direto para sala. Lá a professora iniciou a aula com uma parlenda e em seguida atividade impressa referente à parlenda “A menina Malika”. A supervisora entrou na sala e conversou alguma coisa com a professora, que em seguida deu-nos a função de recortar pequenos números em formato circular, os quais foram colados em tampinhas de garrafas pets. No segundo momento a professora subdividiu a turma em pequenos grupos de quatro componentes e nós interagimos com liberdade com as crianças nesta atividade. As tampinhas... |
Hoje fizemos nossa primeira coparticipação nas escolas. Cheguei na escola as 08:00h como foi solicitado pela professora. Fomos recebidos pela supervisora e fomos para as salas. Na sala sentamos ao fundo, a professora iniciou a aula com música e oração de bom dia, depois introduziu a atividade do dia. Perguntei se poderíamos ajudá-la, ela consentiu e nós o fizemos. Nesse dia, não tivemos uma participação muito relevante, pois a professora como sempre, muito tranquila quanto as suas atribuições não nos solicitou para que a auxiliássemos.
|
Hoje nosso encontro foi no zuppa as 20:00h, onde fomos instruídos a respeito das atividades que deveríamos realizar. A professora Tânia solicitou que assistíssemos ao filme “O aluno” e que fizéssemos o levantamento do perfil da professora e do aluno, para discutirmos na próxima plenária. Também nos foi sugerido que, pesquisássemos textos sobre coparticipação e socializássemos com o pessoal, depois faríamos um resumo e enviaríamos para as supervisoras e coordenadora. Por fim, foi informado que, deveríamos estar nas escola as 08:00h para a nossa primeira coparticipação. |
A plenária de hoje se iniciou com os relatos das observações, primeiramente com a equipe da escola Santa Julia e em seguida a equipe da escola Enock Amaral. É sempre muito bom poder relatar nossas vivencias, pois ao passo que expomos o que vivenciamos amadurecemos nossas concepções. |
Hoje realizamos mais um dia de observação nas escolas. Cheguei a escola uns cinco minutos atrasada devido à chuva, fui para a sala. A professora estava organizando as crianças em seus lugares, a sala estava dividida em duas fileiras, onde as crianças sentavam de frente para coleguinhas. Logo após a arrumação, a professora fez a oração e cantou com as crianças música de bom dia. Depois desse momento de acolhimento a professora iniciou a aula com a leitura de uma parlenda, a qual estava escrita no quadro, depois foi realizada atividade de língua portuguesa, onde as crianças destacaram... |
Hoje a plenária se iniciou com o preenchimento da folha de frequência. A professora Tânia levou para a sala as fichas e nos mandou preenchermos segundo as suas orientações. No segundo momento iniciamos os relatos das observações, onde cada um foi colocando as suas impressões. A equipe da escola Enock Amaral desta vez já estava fazendo as observações em sala. Mack pontuou o fato da sua turma ser bem tradicional, em contra partida Pedro ressaltou que sua turma era bastante agitada
|
A plenária iniciou com os relatos das observações das escolas. As duplas do Santa Julia fez as observações em sala, além do espaço físico em geral. Nós do Enock Amaral fizemos da escola, sem adentramos a sala. Logo, houve divergências nos relatos, pois cada um tinha observado de um ângulo diferenciado. Falamos sobre o funcionamento do intervalo em horários diferenciados para crianças menores e maiores. Também falamos do PDE e do PPP.
|
Hoje iniciamos a o período de observação na escola Enock Amaral. Nesta observação analisamos o espaço físico da escola, gestão, funcionários, professores e alunos. Ao chegar a escola fomos recebidos por nossa supervisora Francislene, que nos deu as orientações de como proceder nesse momento de observação. Deveríamos observar tudo e fazer o registro, e foi o que fizemos. Analisamos o espaço como um todo. Fomos apresentados a alguns professores, coordenadora e gestoras. |
No primeiro momento a professora pediu que retornássemos os textos, e déssemos uma olhada mais cuidadosa nele, inclusive nos referenciais, pediu que escolhêssemos uma referência e falássemos porque a escolhemos. Em seguida, iniciamos a discussão sobre o plano de ensino e do plano de aula. Durante o dialogo surgiu a pergunta, o que fazer no primeiro dia de aula? As professoras nos orientou que devemos fazer diagnósticos, para melhor conhecer o nosso aluno. Terminamos as discussões sobre o texto no segundo momento e a professora passou as orientações para as observações nas escolas. |
Na plenária de hoje realizamos oficinas a partir de materiais recicláveis, para trabalhar a construção de palavras a partir de sílabas e de letras iniciais. A primeira oficina foi a construída utilizando lata de leite, a qual foi forrada com papel carme e na tampa foi feita uma perfuração, onde foi introduzida pequenas tiras de papéis coloridos com letras que remetessem nomes de animais mamíferos, tal atividade seria desenvolvida com o público da educação infantil. Em seguida demos início a segunda oficina, a qual seria trabalhada com crianças do ensino fundamental. Para essa confecção... |
Na plenária de hoje a professora Tânia não pôde estar presente, mas as supervisoras conduziram o trabalho de confecção de fantoches. Inicialmente nos foi solicitado que colocássemos em uma folha em branco as seguintes perguntas: O quê? Por quê? Para quê? Tais perguntas deveriam ser respondidas partindo do pressuposto da criação dos fantoches. Em seguida começamos a confeccionar os fantoches, recortando figuras de jornais e revistas, as quais foram coladas em cartolinas e em seguida anexada aos palitos de churrasco com a fita adesiva. No segundo momento foi a vez de narramos as atividades... |
Hoje aconteceu o SAC no período da tarde. Não pude estar presente no início, pois o mesmo iniciou quando ainda estávamos em aula. As 15h quando cheguei a sala, as veteranas estavam falando sobre as narrativas, momento em que as crianças desenhavam como elas viam a escola e depois faziam a narrativa de seus desenhos. Depois das narrativas, também foram apontadas algumas atividades realizadas com as crianças, também algumas oficinas realizadas no PIBID. Após a fala das veteranas, foi a vez dos novos bolsistas falarem como foi sua chegada ao PIBID, e as expectativas nutridas pelos mesmos. Muitas... |
A plenária de hoje foi com as novas bolsistas, dividida entre dois momentos. No primeiro momento tratamos a respeito do SAC, as divisões do tempo que será utilizado, a organização do espeço, o lanche que será oferecido, atividades que serão expostas e relembradas e por último, mas não menos importante, a fala das novas bolsistas sobre suas expectativas para com o PIBID. Ainda no primeiro momento iniciamos a oficina, essa por sua vez a confecção da “massinha de modelar”, com orientação da supervisora Iranildes, que nos orientou como usá-la na educação infantil, desde o uso dos materiais, até... |
Hoje a plenária foi dividida em dois grupos, o do SAC e o das novas bolsistas. Em nosso grupo de novas bolsistas discutimos os textos pesquisados pelas colegas falando sobre Mediação. Nesta roda de conversa cada um trazia o autor pesquisado e interagia com as colegas de modo que cada um se apropriava do assunto em questão, enriquecedor! Foi bastante dialógico, houve uma troca de experiências em busca de como lidar com certos conflitos, como por exemplo a questão do abuso infantil: a quem recorrer? Recebemos orientação da professora Tânia que em casos como esse devemos recorrer a instâncias maiores,... |
Nesta semana só estiveram presentes a novas bolsistas. A professora Tânia expôs um slide sobre pontos fundamentais do programa (PIBID), a professora explicou de forma sistemática os pontos principais e o modo como cada um se configura no projeto/programa; Cooperação, Mediação e Praxes. Desde já, solicitou a nós que pesquisássemos a respeito da Mediação e fizéssemos uma resenha sobre a mesma. Iniciamos a plenária com a socialização do filme O Milagre de Anne Sullivan, o qual também foi sugerido a nós que fizéssemos uma resenha. Um filme muito rico, que passa uma mensagem a respeito da persistência,... |
Essa plenária aconteceu virtualmente, para estabelecer determinações do SAC (Seminário de Apropriação Conceitual). Pois na presente semana houve paralisação dos servidores da UNEB e os portões da faculdade estiveram fechados. |
Iniciamos a plenária com a socialização das colegas com relação as atividades e observações feitas nas escolas naquela semana. Quando Cleide em sua narração trouxe a questão do diário, relativo a mudança da ortografia (letra bastão para letra cursiva), levantou-se uma discussão a respeito do tempo oportuno para a mudança, ou seja, implementação da letra cursiva na alfabetização das crianças. Questões como: realmente é necessário a mudança? Com quantos anos deve ser introduzida; porque não se trabalhar as duas juntas? No que essa mudança pode contribuir ou prejudicar? Entre outras questões. Foi... |
Este foi meu primeiro dia de observação na escola. Ao chegar me encontrei com algumas colegas no pátio e logo após com nossa supervisora, que determinou em qual sala ficaria observando, está por sua vez foi a sala do 1° ano com as colegas, Clara e Cleide, e a professora Virna. As colegas pegaram as crianças no pátio e levaram para a sala, onde deram um tempo para que as mesmas se acomodassem. Em seguida, fizeram uma oração e cantaram a música de bom dia, me apresentaram para a turma com uma música e pela qual as crianças também se apresentaram a mim. Feito isso a aula teve início, elas começaram... |
No meu primeiro dia no Pibid, participei como ouvinte-observadora da plenária. As meninas socializaram a vivência da semana, quanto as atividades desenvolvidas com as crianças e suas observações nas escolas Enock Amaral e Santa Júlia. Um ponto importante foi quando uma das alunas relatou uma experiência vivenciada por ela na escola Santa Júlia, que foi uma mãe agredindo verbalmente o filho de 5 anos. Esta fala trousse uma produtiva discussão a respeito; o que fazer nesse caso? As meninas deram continuidade relatando como agiram a partir desta situação. Outra aluna também manifestou seu desagrado... |
Bem vindo ao seu Diário Reflexivo PIBID Pedagogia. Nele você pode registrar suas vivências e impressões durante seu percurso formativo agregando novos sentidos à sua prática pedagógica na iniciação à docência. Para escrever em seu diário você deve clicar em "novo tópico" após clicar em seu nome. Para interagir com outro bolsista em seu diário, você clica na mensagem postada por ele e clica em "responder com citação" Vamos lá !!! | |
| | Usuários navegando neste sub-fórum: Nenhum
| Moderadores: | Docentes, PIBID (Lauro) | Permissões neste sub-fórum | Não podes criar novos tópicos Não podes responder a tópicos
| |
| Usuários navegando neste sub-fórum: Nenhum
| |
| | Novas mensagens Novas mensagens [Popular] Novas mensagens [Bloqueadas] | Não há novas mensagens Não há novas mensagens [Popular] Não há novas mensagens [Bloqueadas] | Anúncio Anúncio global A ler
|
|
| |