Zuppa do Saber
Antes de começar a navegar pelo fórum(Zuppa) tenha certeza de estar logado, caso não tenha um login registre-se.
Zuppa do Saber
Antes de começar a navegar pelo fórum(Zuppa) tenha certeza de estar logado, caso não tenha um login registre-se.
Zuppa do Saber
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Zuppa do Saber

Este fórum serve para socializar informações, discussões e pesquisas acerca da docência e do trabalho docente.
 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 intervenção 28/11/2017

Ir para baixo 
AutorMensagem
Maria Raquel

Maria Raquel


Mensagens : 30
Data de inscrição : 24/10/2017

intervenção 28/11/2017 Empty
19012018
Mensagemintervenção 28/11/2017

No segundo dia de intervenção, nós levamos para a sala uma proposta vinculada ao natal, pois a escola estava iniciando o projeto natalino. Concernente a isso, discutimos na plenária e acordamos trabalhar com cartões e decoração natalina.
Nesta terça-feira iniciamos a aula com música e oração costumeira, dessa vez as crianças se mostraram mais à vontade conosco, a professora também estava presente na sala. Após esse momento de acolhida, Julia iniciou a aula contando a história “Um sonho de natal”, e dialogou com as crianças a respeito dessa data. Em seguida ela fez a leitura de dois cartões natalinos, os quais foram circulados pela sala para a visualização das crianças. Depois desse momento, introduzimos a atividade; em dupla as crianças deveriam escrever um cartão natalino para o coleguinha. Distribuímos a folha com um modelo impresso e Julia explicou para ele o gênero textual (carta), como se iniciava, como se endereçava, com que formato de letra se iniciava e tal. As crianças apresentavam dificuldades em compreender o que era frase, então a professora Regina interviu e recordou as crianças, que frase era o que eles haviam feito na aula anterior. Dando continuidade, as crianças escreveram suas cartas, algumas mais e outras menos. Nos surpreendemos com um dos alunos(Jonatas), que escreveu bastante, o mesmo se encontra no nível silábico-alfabético, pois mesmo havendo erros ortográficos, conseguimos entender o que escreveu, ele demostrou entender e fazer ligação das palavras com o seu som.
Julia havia previsto a correção e a transcrição da escrita do cartão para um material mais dinâmico, no entanto, se fizéssemos desse jeito não daria tempo para eu aplicar a segunda atividade. Mas, quando as crianças retornara do intervalo, ela usou a frase do colega Jonatas para que os demais observassem o que era necessário rever. Deste modo, ela transcreveu no quadro a frase e fez a correção juntamente com as crianças, após termos recolhido suas escritas.
Dando continuidade à aula, expus no quadro um cartaz com uma árvore de natal, dentro dela haviam figuras geométricas, como: círculo, triângulo, quadrado, retângulo e outras. Então questionei as crianças se elas sabiam quais figuras eram aquelas e elas foram falando. Antes de mostrar a árvore, dialoguei com eles a respeito da decoração natalina e então apresentei a árvore. Continuando mostrei a figura geométrica que estava no centro da árvore, o círculo e perguntei a eles se sabiam como se escrevia o nome daquela figura; então Douglas disse que sabia, convidei o aluno para vir ao quadro escrever o nome e ele escreveu “siculo”, perguntei a turma se a escrita estava correta e alguns disseram não, juntamente com os alunos fui escrevendo paralelo a escrita de Douglas a forma correta.
Em seguida, mostrei para a turma um cd e perguntei que forma tinha, todos disseram “círculo”, então perguntei novamente: o que vocês acham que podemos fazer com esse cd para a decoração natalina? As crianças ficaram curiosas e eu mostrei o que havia feito, um papai Noel, tomos amaram. Expliquei para a turma que confeccionaríamos diferentes enfeites natalino, mas a turma em massa quis fazer o papai Noel. Disponibilizei diferentes materiais para que eles confeccionassem seus enfeites. No entanto, senti que faltou melhor orientação da minha parte, deveria ter levado o material pré- pronto e não foi o que fiz. Isto gerou um pouco de tumulto, mas logo foi resolvido, auxiliei de mesa em mesa e o resultado foi surpreendente, pois embora todos tivessem usado materiais similares, em cada um houve um diferencial.
Very Happy Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Compartilhar este artigo em: reddit

intervenção 28/11/2017 :: Comentários

Nenhum comentário
 

intervenção 28/11/2017

Ir para o topo 

Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Intervenção 05/12/2017
» intervenção 21/11/2017
» Plenária relato de intervenção 23/11/2017
» Plenária relato de intervenção 30/11/2017
» Plenária relato de intervenção 07/12/2017

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Zuppa do Saber :: MARIA RAQUEL-
Ir para: