No segundo dia de intervenção, nós levamos para a sala uma proposta vinculada ao natal, pois a escola estava iniciando o projeto natalino. Concernente a isso, discutimos na plenária e acordamos trabalhar com cartões e decoração natalina.
Nesta terça-feira iniciamos a aula com música e oração costumeira, dessa vez as crianças se mostraram mais à vontade conosco, a professora também estava presente na sala. Após esse momento de acolhida, Julia iniciou a aula contando a história “Um sonho de natal”, e dialogou com as crianças a respeito dessa data. Em seguida ela fez a leitura de dois cartões natalinos, os quais foram circulados pela sala para a visualização das crianças. Depois desse momento, introduzimos a atividade; em dupla as crianças deveriam escrever um cartão natalino para o coleguinha. Distribuímos a folha com um modelo impresso e Julia explicou para ele o gênero textual (carta), como se iniciava, como se endereçava, com que formato de letra se iniciava e tal. As crianças apresentavam dificuldades em compreender o que era frase, então a professora Regina interviu e recordou as crianças, que frase era o que eles haviam feito na aula anterior. Dando continuidade, as crianças escreveram suas cartas, algumas mais e outras menos. Nos surpreendemos com um dos alunos(Jonatas), que escreveu bastante, o mesmo se encontra no nível silábico-alfabético, pois mesmo havendo erros ortográficos, conseguimos entender o que escreveu, ele demostrou entender e fazer ligação das palavras com o seu som.
Julia havia previsto a correção e a transcrição da escrita do cartão para um material mais dinâmico, no entanto, se fizéssemos desse jeito não daria tempo para eu aplicar a segunda atividade. Mas, quando as crianças retornara do intervalo, ela usou a frase do colega Jonatas para que os demais observassem o que era necessário rever. Deste modo, ela transcreveu no quadro a frase e fez a correção juntamente com as crianças, após termos recolhido suas escritas.
Dando continuidade à aula, expus no quadro um cartaz com uma árvore de natal, dentro dela haviam figuras geométricas, como: círculo, triângulo, quadrado, retângulo e outras. Então questionei as crianças se elas sabiam quais figuras eram aquelas e elas foram falando. Antes de mostrar a árvore, dialoguei com eles a respeito da decoração natalina e então apresentei a árvore. Continuando mostrei a figura geométrica que estava no centro da árvore, o círculo e perguntei a eles se sabiam como se escrevia o nome daquela figura; então Douglas disse que sabia, convidei o aluno para vir ao quadro escrever o nome e ele escreveu “siculo”, perguntei a turma se a escrita estava correta e alguns disseram não, juntamente com os alunos fui escrevendo paralelo a escrita de Douglas a forma correta.
Em seguida, mostrei para a turma um cd e perguntei que forma tinha, todos disseram “círculo”, então perguntei novamente: o que vocês acham que podemos fazer com esse cd para a decoração natalina? As crianças ficaram curiosas e eu mostrei o que havia feito, um papai Noel, tomos amaram. Expliquei para a turma que confeccionaríamos diferentes enfeites natalino, mas a turma em massa quis fazer o papai Noel. Disponibilizei diferentes materiais para que eles confeccionassem seus enfeites. No entanto, senti que faltou melhor orientação da minha parte, deveria ter levado o material pré- pronto e não foi o que fiz. Isto gerou um pouco de tumulto, mas logo foi resolvido, auxiliei de mesa em mesa e o resultado foi surpreendente, pois embora todos tivessem usado materiais similares, em cada um houve um diferencial.