Iniciamos nosso período de intervenção, com atividade referentes a proposta do projeto que estava sendo trabalhado na escola, a saber, Nossas Raízes, Na plenária em conjunto com a equipe da Escola Enock Amaral, decidimos trabalhar à temática focando a África e sua influência na Bahia, no que tange a sua cultura e culinária. Levamos como plano de aula a proposta da receita da cocada de coco.
Iniciamos a aula com a música de bom dia que a professora efetiva costuma cantar, em seguida fizemos a oração do Pai Nosso e a de agradecimento, também rotineira da professora. Nesse dia haviam 17 crianças na sala, e a professora efetiva não estava, mas havia outra professora substituindo-a. Bom, após o acolhimento, Julia, minha colega de sala contou a história “Que cor é a minha cor” e dialogou com as crianças acerca do que se tratava a história. Feito isso, encerrou-se o primeiro momento.
No segundo momento, Julia dialogou com as crianças a respeito da África, ressaltando a culinária. Perguntou se eles sabiam alguma comida advinda da África, as crianças se mostraram um pouco retraídas. Continuando, fizemos menção de algumas comidas, como o acarajé, abará, vatapá, cocada e outros. Partindo dessa conversa, introduzimos o gênero textual, a saber, receita da cocada fácil. Nesse segundo momento, foi trabalhado com a matemática, o conteúdo referente a medidas, onde foi mostrado cada um dos ingredientes necessários para fazer a cocada, bem como os utensílios utilizados e a estimativa da quantidade que seria necessária para se fazer o dobro da receita. A receita foi escrita no quadro, Julia fez a leitura juntamente com as crianças. Em seguida, distribuímos (com o auxílio do ajudante do dia, Ramon), a atividade impressa, onde eles teriam que completar o espaço em branco da receita com a quantidade que desse para fazer o dobro da mesma. Tudo com nossa orientação passo a passo. Concluída atividade, fizemos a contagem de quantas crianças tinham em sala e dividimos com a turma a cocada que levamos.
Depois do segundo momento pausamos para o intervalo, onde as crianças saíram para brincar e retornaram quinze minutos depois, indo para a fila pegar o lanche e retornando a sala, onde lancharam por mais ou menos outros quinze minutos. Após o lanche foi difícil retomar as atividade, pois as crianças em sala estavam agitadas por conta do barulho que estava do lado de fora, no pátio. Pensando nisso, distribuímos as imagens da história contada, que estava em preto e branco para que as crianças pudesse colorir, deste modo amenizaria a agitação.
Acalmado os ânimos, demos início a atividade proposta para o terceiro momento, que foi, uma atividade impressa, onde as crianças tiveram que circular os ingredientes usados na receita, contar em quantas partes estava dividida a receita e nomeá-las, dizer em qual parte aparecia a lista de ingrediente e por fim, escolher dois dos ingredientes e escrever o nome deles. Essa atividade logo foi concluída por alguns e Julia levou os demais para o pátio. Eu fiquei na sala com o aluno Vitor, que demonstrava muita dificuldade para realizar a tarefa, fui orientando ele passo a passo até completá-la, o que aconteceu justamente no momento em que a aula se encerrou, nisso os alunos retornaram a sala, pegaram suas mochilas e foram para casa.