Tópicos |
---|
Ir à página : 1, 2 |
Plenária com apresentação do mapa Conceitual da prática docente pelos bolsistas e discussão sobre prática e práxis. Avaliação individual dos bolsistas pela coordenadora e professoras supervisora
|
Elaboração da narrativa com os relatos e ações práticas
|
Seguindo a orientação feita pela coordenadora por email com tarefa a ser feita em substituição a plenária presencial de 14/12.
|
As discussões e relatos das práticas educativas dos estudantes na escola Santa Julia. fez-se a reflexão das possibilidades de ampliar e explorar as potencialidades através das atividades criativas e a relação entre o estudante em iniciação a docência e a interação com as crianças. Em seguida orientações para o grupo da Escola Enock. Ainda, orientação de envio de textos e do mapa conceitual sobre prática educativa para o email da coordenadora e professoras supervisoras
|
Regência na Escola Santa Júlia, com propostas de atividades com contação de estória, coordenação motora e sistematização do símbolo natalino, desenho de sombra com a bota e o sino, arte com colagem de miçanga, lantejoula, algodão, botões e glitter do símbolo
|
Pesquisa na internet de texto sobre PRÁXIS RELACIONADA À PRÁTICA DOCENTE. A socialização do texto para o grupo de estudantes bolsistas, professoras supervisoras e coordenadora.
|
Elaboração de plano de aula e construção de brinquedos com o reaproveitamento de PET.
|
Relato sobre a prática nas escolas Santa Júlia e Enock Amaral . Com destaque a atividade de abrir e fechar garrafas pet em grupo na sequência numérica e a situação da criança com material cortante na sala, Discussão sobre o planejamento de atividades para prática em sala de aula criando situação que este planejamento aconteça. Preenchimento e envio da frequência de novembro por email.
|
Prática Educativa na Escola Municipal Loteamento Santa Júlia turma de Educação Infantil, sendo aplicada atividades de coordenação motora, em atividade de arremesso no cesto, as crianças sentadas em círculo e no meio um cesto criança arremessar a sua bola feita de papel, em sequência circular e que não acerta pode repetir em uma nova tentativa. Na atividade do pregador no varal com a estória das bonecas encantadas cada criança pendura a vestimenta de acordo com a contação da estória e a personagem.
|
Elaboração de plano de aula com Lidiane e produção material educativo para aplicação na regência em dupla
|
Em Plenária dos bolsistas sobre a prática educativa nas Escola Sta. Júlia e Escola Enock Amaral. Durante as discussões e relatos cada estudante descreve as interferências feitas durante a iniciação à docência com suas características e reflexão a partir desta experiência na escola, do material educativo utilizado e da relação com as crianças.
|
Aplicação do plano de aula na Escola Municipal Loteamento Santa Júlia . Na proposta pedagógica o uso de bambolê com atividade de dentro, fora, embaixo e crianças desenhe o que aconteceu no pátio, a atividade de acerte a quantidade de palitos com a pinça, contar quantos palitos conseguiu pinçar e atividade colagem.
|
Elaboração de plano de aula para dia 21/11 e produção de material para utilizar na aula, com a bolsista Lidiane.
|
Em Plenária com discussões e relatos das bolsistas sobre aplicação do plano nas escolas. E as orientações da professora supervisora sobre a aplicação dos planos de aulas pela dupla de bolsistas na Escola Sta Júlia.Durante as discussões pontos bastante relevantes foram descrito sobre a criança a partir do seu próprio olhar em relação ao racismo, padrão e preconceito. Sendo pontuado que a criança tem o olhar livre de preconceito e o esteriótipo é formado na criança a partir dos sete anos de idade
|
Prática Educativa na Escola Municipal Loteamento Sta Júlia turma de Educação Infantil, com aplicação do projeto de Psicomotricidade. Com os objetivos de garantir e possibilitar movimentos em grupo, individual e coletiva dos alunos, através das atividades de espaço, coordenação visomotora e demais situações de interação de potencializam o desenvolvimento físico, cognitivo e social das crianças.
|
Elaboração de plano de Plano de aula para dia 14/11 e produção de material para a aula
|
Plenária com discussões e relatos dos bolsistas sobre a coparticipação nas Escolas e apresentação de conteúdo sobre a prática educativa.Na prática educativa envolve o pensamento do aluno e ação do professor, com o planejamento e a organização do trabalho didático em atividades permanentes, sequenciadas, projetos. situações independentes e sequências didáticas.
|
Coparticipação na Escola Municipal Loteamento Santa Júlia, na turma do grupo quatro. A coparticipação aconteceu durante a produção de atividade para casa no caderno de desenho e no no parque observando as crianças que interagiram
|
Assistindo Filme: Uma Lição de Vida “O Aluno”Com a reflexão sobre as características dos personagens: A professora e o aluno. Relevante a postura da professora que abraça a educação para todos e defende o aluno que deseja realizar o sonho de ler , o aluno também consegue transformar o ambiente, mesmo com os desafios e rejeição de pais e comunidade.
|
A Coparticipação na Escola Municipal. Lot. Sta. Júlia no grupo quatro, em dupla com Lidiane. Depois da acolhida no pátio, já na sala a professora orientou as crianças sobre a atividade na sala de vídeo, para a observação em tudo que assistirem e o comportamento durante a permanência na sala de vídeo. Enquanto assistiam filmes de animais aquáticos ,as crianças estavam atentas e quando as professoras e coordenadora pedagógica faziam intervenção sobre o que viram estes responderam com entusiasmo.Através de desenho e pintura identificaram os animais aquáticos. Não aconteceu efetivamente a nossa... |
Leitura e síntese do texto: PARTICIPAÇÃO SIGNIFICATIVA DOS ESTUDANTES – UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO BASEADA NA COPARTICIPAÇÃO DE ESTUDANTES E PROFESSORES NO ENSINO SUPERIOR de Leanete Thomas Dotta e Marcia Ristow
|
Pesquisa sobre Coparticipação na internet, com a escolha do texto: PARTICIPAÇÃO SIGNIFICATIVA DOS ESTUDANTES – UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO BASEADA NA COPARTICIPAÇÃO DE ESTUDANTES E PROFESSORES NO ENSINO SUPERIOR de Leanete Thomas Dotta e Marcia Ristow.
|
Visita ao Zuppa: para acompanhar as orientações da Coordenação do PIBID
|
Observação Diagnóstica na Escola Municipal Loteamento Santa Júlia. A acolhida no pátio com músicas e oração com todas as turmas. Na sala a professora iniciou com o calendário, perguntando, que dia é hoje, falando a data e contando com as crianças até o número 24, atividade oral e coletiva. Apresentou a atividade “meu herói” fez o desenho escolhido para que cada um pinte seu herói com as cores específicas . A proposta teve interação entre as crianças e como estratégia as crianças estavam com a massa de modelar enquanto a professora e auxiliar desenhavam a figura... |
Pesquisa de atividades práticas para o Projeto Psicomotricidade Escola Sta Júlia
|
Plenária de discussões e relatos dos bolsistas sobre observação diagnósticas nas Escola Sta. Júlia e Escola Enock Amaral. Durante as discussões sobre mediação e prática educativa, falou-se da necessidade do auxiliar em sala e da atenção individual para as crianças, assim também do comportamento do professor ser negativo na maneira de expressar, falar e atitude. Na discussão sobre o planejamento sendo pontuado que este está relacionado ao tempo com estória, massinha. contéudo e recreação. Portanto o professor precisa reconhecer que sua atuação profissional promover, intervir. sensibilizar... |
Observação Diagnóstica na Escola Municipal Loteamento Santa Júlia. Sendo feita acolhida em sala de aula e em seguida a professora falou o que seria dado sobre os animais e relembrar os tipos de animais.Sendo que será estudado “ Animal Aquático”. Iniciou desenhando um peixe no quadro e explicando a partir do desenho, as crianças interagindo oralmente. Não houve acolhida no pátio como rotina, e uma aluna estava na sala com um potinho de doce contendo comprimidos que parece ter tomado e oferecido a outro colega, sendo que a professora recolhe e passou para coordenação que não tomou nenhuma providencia... |
Acesso ao e-mail, envio de textos e resenha sobre mediação.
|
Escrita de resenha do texto MEDIAÇÃO EM CONTEXTO ESCOLAR: TRANSFORMAR O CONFLITO EM OPORTUNIDADE. Autoras: Catarina Morgado e Isabel Oliveira.
|
Início da elaboração de plano de aula e produção de material para a aula.
|
Pesquisa sobre mediação e leitura do texto: MEDIAÇÃO EM CONTEXTO ESCOLAR: TRANSFORMAR O CONFLITO EM OPORTUNIDADE. Autoras: Catarina Morgado e Isabel Oliveira. Na definição das autoras a medicação como uma negociação com princípios de soluções criativas.
|
Plenária com discussões e relatos das observações das bolsistas da Escola Enock Amaral. Que foi destacado por Pedro, que durante o intervalo de outras turmas, atrapalham a atividade dos que estão em sala e que houve conflito entre alunos, no entanto não houve intervenção por parte dos estudantes bolsistas. A professora coordenadora Tânia, orientou que é necessário intervenção sobre a situação de violência. E Mack relatou que na turma de 3º ano, a professora Vilma acompanha diretamente cada aluno em sua carteira e faz correção no quadro, a leitura de texto sobre alimentos com atividade... |
A Plenária com os relatos e discussões das duplas de estudantes bolsistas, sobre observação nas escolas Sta Júlia e Enock Amaral. Momento que cada dupla de estudante relata a experiência na escola durante observação destaca o fazer pedagógico, relação/professor, aluno/aluno, organização o espaço físico e sobre outros sujeitos envolvidos com a instituição.
|
A Escrita de Narrativa da observação no dia vinte e seis na escola Municipal Loteamento Santa Júlia, que foi enviado para o email das professoras supervisoras e da coordenadora.
|
Primeiro dia de observação em dupla, na escola Municipal Loteamento Santa Júlia, com acolhida, feita no pátio com músicas e oração com as turmas em filas. Em seguida na sala de aula, fomos apresentadas pela professora supervisora Iran, para a professora Elizete e auxiliar Suelen, que nos recebeu e acolheu dizendo que seríamos as professoras que estariam observando tudo para os alunos de educação infantil grupo quatro. A observação do espaço físico e organização da sala de aula, do comportamento e interesse dos alunos, desenvolvimento da aula pela professora, a hora da higiene e recreação,assim... |
Na plenária discussão dos textos sobre Planejamento e Plano de aula e apresentação de síntese desses textos em slide pela professora Tânia. Sendo o planejamento como necessário para saber o que se quer, o querer fazer e as intenções com flexibilidade e relevante em relação ao plano de aula suas etapas em materializar as intenções e o fazer pedagógico descrito nos objetivos, conteúdo, metodologia e avaliação.
|
Estudo de textos Planejamento e Plano de aula. Os textos, foram indicados pela professora Tânia, coordenadora do PIBID
|
A escrita de narrativa das oficinas para ser enviada ao e-mail da coordenadora e professoras supervisoras com as reflexões da atividade proposta
|
Oficina feita com a professora supervisora Francis de formação de palavras com garrafa Pet, cartolina e canetas coloridas. Com proposta dos alunos montarem palavras através das sílabas que estarão na embalagem garrafa pet, sendo uma atividade de linguagem oral e escrita, pode ser de construção coletiva com a intervenção do professor. Em seguida outra produção com a professora Iranildes da história em latinha. Utilizando tira de papel com letras e cores ao puxa da lata de leite. Sendo proposta inicial o uso da letra para que a criança fale um nome e conte uma estória a partir do tema estabelecido. |
Separação e organização dos materiais para oficinas, sendo utilizados, papel de ofício, três cartolina de cores diferentes, dez garrafa pet, canetas coloridas,1 lata de leite com tampa de plástico, estilete. Que foram propostos pelas professoras supervisoras para produção de materiais educativos.
|
Com a leitura dos textos: Reflexões do PIBID-Química da UFRN de Márcia Gorette Lima da Silva e André Ferrer Pinto Martins e A iniciação na docência: analisando experiências de alunos professores das licenciaturas. de Josilene Silva da COSTA e Rosa Maria Moraes Anunciato de OLIVEIRA a elaboração de resenha.
|
A partir das orientações da professora coordenadora, devido ao feriado de 7 de setembro com estudo dos textos: Reflexões do PIBID-Química da UFRN de Márcia Gorette Lima da Silva e André Ferrer Pinto Martins e A iniciação na docência: analisando experiências de alunos professores das licenciaturas. de Josilene Silva da COSTA e Rosa Maria Moraes Anunciato de OLIVEIRA.
|
Oficina: O Fantoche, sendo orientada pela professora supervisora Iranildes,que fez perguntas sobre o que fantoche? Para que? Porquê? para que cada estudante pudesse dizer a respeito, antes de começar a produção do material com figuras, palito e cola por cada bolsista, com a escolha de temática e apresentação para o grupo. E depois da produção foi momento para descrever a atividade proposta para a utilização do fantoche para educação infantil em atividades de linguagem oral e visual, criação de estória com ou pela criança, de modo interativo.
|
Fiz a narrativa das atividades dos meses de junho, julho e agosto, descrevendo a primeira semana de junho com apresentação das alunas participantes dos PIBID, desde 2014 pela coordenadora do Projeto em Lauro de Freitas. Ainda escrita sobre a discussão dos textos por todo grupo e explicação do livro Cuidado, Escola! Com a orientação de leitura e produção de texto em comparativo com analfabetismo no Brasil e m plenária. Além de escrever relato de observação diagnóstica feita por dupla em turma de educação infantil e as narrativas das alunas sobre as atividades propostas e a participação durante... |
Seminário de Apresentação Conceitual – SAC, turmas de bolsistas de 2014/2017 no Campus de Lauro de Freitas com as narrativas e exposição de materiais educativos produzidos, utilizados e aplicados nas práticas das estudantes bolsistas nas escolas, durante observação, diagnóstico e regência. Considero relevante a apresentação da trajetória feita pelo grupo concluinte, através de relato, material produzido e aplicado,fotos do período que estiveram no PIBID. Aumentando a expectativa para quem está chegando e aquele que tem interesse em conhecer o PIBID.
|
Discussão no grupo sobre o lanche para o SAC, para cada um trazer um prato, em seguida a apresentação do folder com a programação, para ser divulgado em rede social. Produção massa de modelar como material educativo feito pela professora supervisora Iranildes. A professora mostra o material, fazendo passo a passo da massa de modelar com farinha de trigo, óleo , corante de alimentos e água em uma bacia plástica, em seguida divide entre o grupo ,e pede que façam boneco, letra inicial do nome e número preferido. Sugerindo como recurso usado diariamente em sala de aula da educação infantil. |
Organização de material para oficinas que serão usados na produção de materiais propostos pelas professoras supervisoras na próxima quinta-feira dia 17/08.
|
Na Plenária a discussão foi sobre o local, justificativa, objetivo e toda programação do SAC. Discussão dos textos de mediação. Sendo ponto de discussão dos textos: a prática pedagógica, ser professor que aprende a partir da flexibilidade, entender a sua turma , compreender a subjetividade do aluno e a referência conjunta da realidade, usando a prática transformadora. E orientação sobre a lista de material para oficinas no email.
|
Pesquisa de textos sobre mediação e prática docente/ Síntese de texto de Milene Chiovatto, indica o papel do professor mediador, nas experiências com a formação docente, a partir das dúvidas da formação recebida e a percepção de seu papel com repositório e transmissor de informações. Portanto descreve a experiência e conhecimento, que constitui fonte de interesse e utilidade para os alunos.
|
Envio de material de pesquisa e estudo sobre mediação e prática docente e frequência de (junho e julho) por email
|
|