Tópicos |
---|
Ir à página : 1, 2 |
Durante a plenária com a discussão sobre o filme O Milagre de Anne Sullivan que as bolsistas descrevem os desafios superados pela persistência da professora Anne e sua autoridade conduzia a criança a superar as dificuldades através da comunicação utilizada, com a qual se conseguia mostrar tudo que existia ao seu redor. Continua com apresentação do mapa conceitual do PIBID, pela coordenadora que aponta cada etapa do processo.
|
Fórum ZUPPA – Discussão sobre SAC, por falta de internet, consegui o acesso depois, então não participei da discussão, Através do Chat tive acesso à discussão e orientações sobre ao SAC.Que foi discutido pelo grupo no chat. A discussão sobre a realização do SAC, tema , data, o que e como apresentar . Com sugestões surgiram: “ A importância no percurso formativo das bolsistas de pedagogia”(tema inicial) , 28/08(data), relato das bolsistas de todo percurso , apresentação das narrativas, materiais produzidos e aplicados, fotos com linha do tempo(o que apresentar). As orientações dada... |
Escrita da Resenha do filme O Milagre de Anne Sullivan. Sendo pela persistência, Anne consegue a confiança e mostra tudo ao redor de Helen ensinado a compreender o que não pode ver mais sentir. Que a colaboração dos pais na educação, independe das dificuldades e deficiências da criança . Sendo relevante para todo desenvolvimento, comportamento e aprendizado com a sua realidade.
|
Assistindo filme, O milagre de Anne Sullivan que traz uma realidade sobre a inclusão e o ensino diferenciado para alcançar os objetivos propostos . Sendo usado de forma incansável estratégias e autoridade pedagógicas com a garantia de resultados. |
Pesquisa sobre Projeto de Psicomotricidade para educação infantil, como proposta a ser aplicada na Escola Santa Júlia, por duplas das bolsistas. Na busca de conteúdos sobre psicomotricidade para educação Infantil, encontrei atividades de lateralidade, de orientação temporal e espacial, esquema corporal e a importância da psicomotricidade, descrita como ciência que combina aspectos sociais, biológicos e psicológicos, realizando transformações qualitativas para os pequenos. Sendo a fonte de pesquisa |
Durante a plenária os relatos de Clara, Cleide, Júlia, da aula diagnóstica com a descrição da atividade de formas geométricas, apresentação individual, figuras cores e relaciona com o concreto. E durante a narrativa de Viviane e Márcia que pontuaram a atividade de lateralidade sendo que a maioria das crianças compreenderam.. Em seguida foram apresentadas as duas atividades práticas e duas atividades sistematizadas (uma atividade para sala da aula e uma atividade para levar para casa). Sendo analisada e discutida pela professora supervisora as atividades de coordenação motora para serem escolhidas... |
Acompanhamento de Observação diagnóstica na Escola Sta Júlia pela dupla de Viviane e Márcia. Com uso da linguagem visual, leitura inicial e não verbal . As crianças reconhecer as letras do nome com atividade de leitura de letra, sendo o objetivo para a criança reconhecer as letras e fazer relação figura a letra inicial. A maioria reconhece as letras do nome, faz relação de algumas letra e leitura visual de algumas. |
Plenária e discussão sobre os Projeto que serão aplicados nas Escolas Sta Júlia e Enock Amaral. Sendo a discussão feita pelos grupos de cada escola, com as propostas e planos de aulas para cada duplas de acordo com a turma. Em seguida a orientação da professora supervisora Iran da escola Sta Júlia para cada dupla de estudante pesquise duas atividades ( prática e sistematizada) de coordenação motora para apresentarem na próxima plenária |
A orientação feita pela coordenadora por email de leitura do livro Cuidado, Escola! e pesquisa dados comparativos de analfabetismo, crianças da Educação Infantil e crianças de Ensino Fundamental ano 2010, 2015 e 2016 em seguida relembrou para pesquisar 2 textos sobre a categoria Colaboração e fazer resenha dos textos.. Enviar os textos e resenhas com o prazo para segunda-feira dia 19. Fiz o cadastro e visita ZUPPA do Saber UNEB e depois enviei para o email da professora coordenadora e professoras supervisoras, o texto: Colaboração na iniciação docência e AVA no ensino e aprendizagem. |
A escrita da resenha sobre a utilização do AVA em ações pedagógica aos materiais concretos e materiais didáticos, aliados aos avanços científicos e tecnológicos estão para a construção de conhecimento como instrumento mediador e colaboração das práticas educativa. Sendo reflexão para iniciação a docência com a possibilidade de construção em conhecimento pedagógico, recursos e reflexão de teoria e prática na qualificação do professor e desenvolvimento das crianças.
|
O acompanhamento da observação de diagnóstico na escola Sta Júlia com a dupla Márcia e Viviane, atividade aplicada a cada aluno, feita a análise do desempenho e resultado proposto com o preenchimento de relatórios, as bolsistas descreviam o desenvolvimento das crianças durante a atividade reconhecendo personagens da estória de Chapeuzinho Vermelho e depois atividade do tabuleiro numérico. Com a proposta de reconhecer a estória do Chapeuzinho Vermelho e fazer relação número/quantidade e reconhecer o número. Minha observação que as crianças não conseguem contar e fazer relação número... |
Pesquisa de dados comparativos de analfabetismo, feita através da internet a leitura dos dados apresentados em textos e gráficos com a realidade da educação no Brasil. Fiz anotações e reflexões com base nas analise e resultados descritos no material pesquisado. Comparativo do analfabetismo de crianças da alfabetização e crianças do ensino fundamental 2010, 20125 e 2016. Disponível em http://g1.globo.com/educacao/noticia/taxa-de-analfabetismo-cai-pelo-quarto-ano-no-brasil-mas-sobe-na-regiao-norte.ghtml... |
A Leitura do texto Cuidado, Escola! de Miguel Darcy de Oliveira. Rosiska Darcy de Oliveira e apresentado por Paulo Freire, com a colaboração de Monique Séchaud Raymond Fonvieille. |
Durante a plenária foi feita a Narrativa de Diagnóstico pelas duplas bolsistas das duas escolas: Santa Júlia e Enock Amaral. Sendo momentos de relatos e reflexões das experiências de cada dupla com atividades propostas individual para cada criança . Depois a apresentação do texto Cuidado, Escola! pela coordenadora Profª Tânia, com a proposta de estudo para o grupo das bolsistas |
A partir do estudo dos textos, a elaboração de resenha com base no temática “Colaboração”, sendo ponto de reflexão, o professor que usa de procedimentos investigativos que colaboram nas ações educativas no processo de desenvolvimento de conteúdo em ambiente virtual de aprendizagem. [justify] |
Pesquisa de textos de colaboração docência e AVA. Com busca no Google acadêmico, depois de escolhido o texto “Colaboração da Docência em uma Turma de Alfabetização.LUCION, Jucélia Demezuk G (UNIOESTE/PIBID/CAPES/MEC), ARENHART, Leonice Tochetto G (UNIOESTE/PIBID/CAPES/MEC) SILVEIRA, Luciana G (UNIOESTE/PIBID/CAPES/MEC) WENDLING, Cléria Maria (UNIOESTE/PIBID/CAPES/MEC) E do artigo Ambientes Virtuais de Aprendizagem de Alice Therezinha Cybis Pereira, Valdenise Schmitt e Maria Regina Álvares C. Dias. Enviados para socialização dos textos com os estudantes e professores que fazem parte do PIBID. |
Na plenária foi feita apresentação de Estudantes Bolsistas do PIBID desde 2014. Em seguida foram dadas as orientações para pesquisa e estudo de textos sobre Colaboração à Docência e Ambiente Virtual de Aprendizagem com a produção de resenha do texto escolhido. A coordenadora falou do Edital, e orientou sobre o Projeto e documentos necessários para a inscrição dos Bolsistas e prazos para entregar os documentos. Além dizer quais dias de PIBID sendo terça feira atividade nas escolas parceiras e quinta-feira plenárias com discussões e relatos dos estudos.[justify] |
Na plenária foi feita apresentação de Estudantes Bolsistas do PIBID desde 2014. Em seguida foram dadas as orientações para pesquisa e estudo de textos sobre Colaboração à Docência e Ambiente Virtual de Aprendizagem com a produção de resenha do texto escolhido. A coordenadora falou do Edital, e orientou sobre o Projeto e documentos necessários para a inscrição dos Bolsistas e prazos para entregar os documentos. Além dizer quais dias de PIBID sendo terça feira atividade nas escolas parceiras e quinta-feira plenárias com discussões e relatos dos estudos. |
Bem vindo ao seu Diário Reflexivo PIBID Pedagogia. Nele você pode registrar suas vivências e impressões durante seu percurso formativo agregando novos sentidos à sua prática pedagógica na iniciação à docência. Para escrever em seu diário você deve clicar em "novo tópico" após clicar em seu nome. Para interagir com outro bolsista em seu diário, você clica na mensagem postada por ele e clica em "responder com citação" Vamos lá !!! |
|